NOTÍCIAS

05/09/2015

Plebiscito para separação do Sul terá três urnas em Três Passos RS

 

 

 

Consulta será lançada oficialmente pelo Movimento O Sul é o Meu País/Foto: Divulgação

Um plebiscito de iniciativa popular está sendo organizado por simpatizantes e ativistas do Movimento O Sul é o Meu País e será realizado dia 2 de outubro de 2016.

Cerca de um milhão de eleitores nos três estados do Sul poderão dizer nas urnas se querem ou não continuar fazendo parte do Brasil. Serão 4 mil urnas distribuídas para pesquisar 5% dos eleitores de cada município.

Em Três Passos, de acordo com o Movimento O Sul é o Meu País, três urnas estarão disponíveis para 873 eleitores.

 

Saiba mais sobre o Movimento

Neste fim de semana, 5 a 7 de setembro, durante o XXIII Congresso independentista da região Sul do Brasil, líderes e ativistas do Movimento O Sul é o Meu País lançam oficialmente em Curitiba, durante o XXIII Congresso Nacional, campanha para Plebiscito em 2016. As informações são do site Timbó.Net.

 

O evento é cercado de expectativa por parte dos independentistas do Sul, pois de acordo com o edital de convocação será lançado oficialmente, a campanha pelo Plebiscito Consultivo que vai acontecer no dia 2 de outubro de 2016, junto com as eleições municipais brasileiras.

De acordo com o Coordenador Geral da Comissão Central Organizadora (CCO) do Plebiscito, jornalista Celso Deucher, o objetivo é consultar um milhão de pessoas, o equivalente a cerca de 5% dos eleitores dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

 

Sobre a validade legal do Plebiscito, Deucher afirma que em relação a constituição do Brasil, a Consulta não tem validade alguma. “Nós não queremos criar um novo estado no Brasil e sim mostrar que o Povo Sulista quer ter um novo país, ou seja, queremos ser um país para o mundo. Por isso não temos necessidade de consultar ou obter qualquer permissão do Estado brasileiro. A validade da nossa iniciativa se dá nos fóruns internacionais onde um grande número de leis nos garante o direito de manifestar pacificamente e democraticamente a opinião se queremos ou não continuar pertencendo ao Brasil”, afirma.

 

A Organização do Plebiscito estima que o evento vai contar com o trabalho voluntário de cerca de 23 mil pessoas, que estarão envolvidas nos trabalhos de coleta de votos. Serão espalhadas em todos os 1.191 municípios dos três estados, 4 mil urnas tradicionais e a votação acontecerá das 8 às 17 horas. As urnas, obedecendo a legislação brasileira, estarão do lado de fora das secções eleitorais dos TREs e o voto dos eleitores não será obrigatório.

 

Região Celeiro

 

Os comentários acima são de inteira responsabilidade dos nossos visitantes, em caso de algum tipo de comentário ofensivo, por favor avise pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (49) 3677-3682 ou entre em contato pelo site clicando aqui.




Oeste Mania
Oeste Mania

©2018, Portal OesteMania.Net - Todos os Direitos Reservados - Itapiranga / SC

Email: [email protected]