NOTÍCIAS

11/06/2019

Fogão, sofá, geladeira: mutirão tira 7 toneladas de lixo do mar em Guaratuba PR

 

 

"Sofás, fogões e geladeiras foram alguns dos entulhos recolhidos por voluntários no mutirão de limpeza da Baía de Guaratuba no último sábado (8). Ao todo, o esforço de 500 voluntários recolheu 7 toneladas de lixo do mar."

 

"A quantidade recolhida foi recorde desde que o mutirão começou a ser feito há 12 anos pelo Instituto Guaju, ONG de preservação ambiental, em parceria com o Instituto Paranaense de Reciclagem (Inpar), entidade que atua no reaproveitamento de embalagens pós-consumo.

O mutirão foi em toda baía, trecho de mar onde o ferry boat faz o trajeto entre Guaratuba e Caiobá. A atividade está relacionada à Semana Nacional do Meio Ambiente, que, em Guaratuba, foi marcada pelas ações da Semana Socioambiental, iniciada na última quinta (6)."

 

"Para a retirada do entulho, os voluntários contaram com o auxílio de um ferry boat e 35 embarcações. A remoção de objetos maiores, como geladeiras, foi feita com auxílio de alavancas, que puxavam o lixo enterrado no fundo da baía para a superfície.

 

Acostumados a encontrarem grandes quantidades de lixo a cada mutirão, desta vez o volume recolhido chamou mais ainda a atenção. “Foi uma surpresa. Imaginei que com todos nossos trabalhos de conscientização, o descarte inadequado fosse diminuir. Todo o lixo que encontramos no sábado é referente a um ano de descarte”, diz Rommel Barion, presidente do InPAR."

 

"Barion reforça que a principal atividade do instituto é promover a conscientização para que ações como essa não sejam tão necessárias, já que o impacto ao meio ambiente é imensurável. “Não há como prever o impacto que isso causa na fauna e na flora. Ficamos assustados com tudo isso que vemos, mas imagine que há muito mais lixo onde não enxergamos”, enfatizae.

 

O descarte irregular de lixo que possa causar poluição em níveis danosos à saúde humana, mortalidade de animais ou destruição significativa da flora pode gerar pena de um a quatro anos de prisão e multa, segundo o artigo 54 da lei nº 9.605."

Mais Notícias do Dia

 

 

Gazeta do Povo

Os comentários acima são de inteira responsabilidade dos nossos visitantes, em caso de algum tipo de comentário ofensivo, por favor avise pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (49) 3677-3682 ou entre em contato pelo site clicando aqui.




Oeste Mania
Oeste Mania

©2019, Portal OesteMania.Net - Todos os Direitos Reservados - Itapiranga / SC

Email: [email protected]