NOTÍCIAS

12/06/2019

Serpente caninana com cerca de 2 metros é flagrada subindo torre de antena no RS

 

 


Agricultores foram surpreendidos, na tarde de segunda-feira (10), com o aparecimento de uma serpente próximo de uma plantação de milho, no Morro do Pedro, em Presidente Lucena, no Vale do Paranhana, Rio Grande do Sul. O animal foi visto subindo a torre de uma antena.

O vídeo (veja acima) foi gravado pelo vice-prefeito e secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município, Luiz José Spaniol, que acompanhava a colheita.

 

"Nós fomos dar uma olhada nas antenas e vimos aquela cobra ali. Segundo os moradores, tem mais duas assim ali. Ela estava bem tranquila. Entrou naquele buraco da caixa da antena. Não deu muita bola para nós. É um bicho muito bonito, mede de dois a três metros, mais ou menos."

De acordo com a bióloga do Laboratório de Herpetologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Natália Dallagnol, o animal é uma serpente caninana, da espécie Spilotes pullatus.

"É comum nessa região. Ela pode chegar até três metros de comprimento. E, se não for ameaçada, não é agressiva. Normalmente é bem mansa".

 

A serpente foi deixada no local.

"Ela deve ter um papel muito importante na natureza. Ela ficou por ali mesmo. É o ambiente dela e tem bastante pedra. Eu, como secretário, fiscalizo a colheita junto aos agricultores. Naquele momento, eu e o operador vimos uma movimentação estranha na antena e vimos aquela cobra", disse Spaniol.

A caninana não é uma serpente venenosa. Quando se sente ameaçada, a espécie infla o pescoço e vibra a cauda para intimidar e enfrentar o predador.

 

Além do tamanho, a caninana impressiona pela coloração em preto e amarelo. Existem cinco subespécies dessa cobra e três delas podem ser encontradas no Brasil. O animal é terrestre, mas também sobe em árvores. Alimenta-se de aves, roedores, anfíbios e de mamíferos de pequeno porte, como preás.

Mais Notícias do Dia

 

 

G1 RS

Os comentários acima são de inteira responsabilidade dos nossos visitantes, em caso de algum tipo de comentário ofensivo, por favor avise pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (49) 3677-3682 ou entre em contato pelo site clicando aqui.




Oeste Mania
Oeste Mania

©2019, Portal OesteMania.Net - Todos os Direitos Reservados - Itapiranga / SC

Email: [email protected]