Itapiranga/SC - Domingo, 17 de Novembro de 2019
www.oestemania.net


4 de novembro de 2019

China aprova exportação de subprodutos de suínos de 7 plantas de Santa Catarina

Sete plantas frigoríficas de Santa Catarina foram habilitadas para exportar miúdos suínos para a China. A informação foi anunciada pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, na manhã desta segunda-feira (4), em sua própria conta oficial do Twitter.

“As exportações já podem ter início imediato. Medida vai movimentar a economia catarinense e gerar mais renda para os produtores rurais”, postou a ministra.

Ainda de acordo com a ministra, a habilitação é consequência da missão recente do governo federal à Ásia. “A habilitação é resultado das tratativas realizadas durante viagem do presidente Jair Bolsonaro ao país asiático no fim de outubro”, postou.

Conforme o gerente executivo do Sindicato das Indústrias de Carne e Derivados do Estado (Sindicarnes-SC), Jorge de Lima, duas das sete plantas autorizadas são da empresa Seara, duas da Aurora, duas da BRF e uma da Pamplona. Todas elas localizadas na região do Oeste catarinense, exceto pela indústria da Pamplona, que fica em Rio do Sul, no Vale do Itajaí.

Lima conta que em outubro as sete plantas já haviam sido consideradas aptas, mas agora terão direito de comercializar. “Habilitação não dá direito de exportar, só diz que está apta. Agora veio a autorização para exportação. Desde o fim de outubro já podemos oficializar os desembarques”, explica Jorge de Lima. A expectativa é que haja um incremento de US$70 milhões em um ano.

A liberação de miúdos já era esperada, de acordo com Lima, pois já havia autorização para exportação de carcaças de carne. Ele conta que as agroindústrias já haviam se organizado para receber esse tipo de habilitação. “Há toda uma preparação mais específica, além da rotineira”, disse. Entre os miúdos estão pé, orelha, focinho e rabo.

Em relação a um possível aumento de empregos no setor, o gerente executivo da Sindicarnes afirma que neste ano já foram abertas novas vagas, totalizando cerca de 60 mil empregos diretos no setor.

Abertura de mercado

A Ásia e a Europa tem enfrentado uma doença chamada peste suína africana, que tem eliminado grande parte do rebanho desses continentes, impactando diretamente na produção de proteína animal. De acordo com Lima, isso tem motivado a abertura de mercados para países que estão fora dessa zona de doença, como é o caso do Brasil.

“Cerca de 97% do suíno consumido na China era produzido na própria China e eles estão tendo que eliminar 75% do rebanho deles. Mas todo o rebanho excedente no mundo não é suficiente para atender a China, por isso acaba puxando outras proteínas para o mercado chinês, como bovinos e aves”, conta o gerente executivo do Sindicato das Indústrias de Carne e Derivados do Estado.

Santa Catarina é o principal exportador de carne suína do país. Durante os nove primeiros meses deste ano, o estado exportou 299,09 mil toneladas, o que representa 57,74% da quantidade exportada pelo Brasil. A quantidade foi 17,9% superior ao mesmo período de 2018. O estado teve faturamento de US$ 602,75 milhões, representando aumento de 28,64% comparado ao ano anterior.

O levantamento foi feito pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/ Cepa) e está disponível no boletim agropecuário de outubro.

A China foi o principal destino de importação da carne catarinense entre os meses de janeiro e setembro, seguida de Hong Kong, Chile, Argentina e Rússia. Os países foram responsáveis por 76,56% das receitas e 73,84% da quantidade embarcada, segundo dados do boletim.

Por G1 SC

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

voltar

Últimos vídeos

Uma homenagem com muito Amor, Emoção e Saudade, marcou a noite desta segunda-feira no porto da barca em Itapiranga. Coragem e bênção a todos. Descanse em Paz Andrei.

Posted by Portal Oeste Mania on Tuesday, November 12, 2019

Boi no Rolete em Santa Cruz Itapiranga

Reservas de barril de chopp (Fritz Bier), almoço e mesas, com Astor e Sirlei Immig pelos fones (49) 3194 1394, ou Whats Astor (49) 99127 4920 e Sirlei (49) 99959 4527 Pontos de vendas de almoço:Em Itapiranga: Comercial Cordilheira, Comercial Flach, Comercial Andreola em Soledade, Comercial Guisa, Bar e Mercado UIP, Sorveteria Tropical, Fruteira Gielh, Posto BR, Eurofrig. Em São João do Oeste: LK Bebidas, Restaurante Cheirinho Bom, Comercial Kun em Ervalzinho, Mercado Super em Cristo Rei. Em Iporã na Eurofrig e no Hora Certa.

Posted by Portal Oeste Mania on Monday, November 11, 2019

Boi no Rolete em Santa Cruz Itap...

Repórter Farroupilha

Já viu algo parecido?Os irmãos Artur, 5 e Alisson, de 11 anos, sobrinhos do Juliano Borges, gaiteiro do João Luiz Corrêa.Repórter Farroupilha Giovani Grizotti direto de Campo Bonito, distrito de Itapuca no RS.De arrepiar!

Posted by Portal Oeste Mania on Tuesday, October 29, 2019

O melhor vídeo de gaiteiros até ...

Temporal de vento seco que durou mais de meia hora, e após chuva forte, deixou a população em alerta na madrugada desta segunda-feira em Itapiranga e região. Como foi o tempo aí?

Posted by Portal Oeste Mania on Monday, October 28, 2019

Temporal em Itapiranga

Santa Catarina na Oktoberfest

Assustados pensando que o avião iria cair, mas foi totalmente incrível.Banda alemã Voxxclub, que está em Santa Catarina na Oktoberfest fez um Flash-Mob no vôo Brasil/Blumenau.

Posted by Portal Oeste Mania on Friday, October 18, 2019

Santa Catarina na Oktoberfest

Classificados

Motos
Motos novas e usadas na Francar Itapiranga

Motos novas e usadas na Francar Itapiranga

carro
SIENA HLX FLEX 2008 na Francar Itapiranga

SIENA HLX FLEX 2008 na Francar Itapiranga

© Copyright 2019