Itapiranga/SC - Domingo, 19 de Janeiro de 2020
www.oestemania.net
Itapiranga/SC
O tempo agora


24 de setembro de 2019

Estimativa é que 3,5 mil fuzis estejam nas mãos de criminosos

Foto Ilustrativa

Segundo especialistas, o Rio de Janeiro é a cidade com o maior arsenal de fuzis do país. Uma arma de guerra raramente usada no patrulhamento de rotina em outras cidades do mundo.

A Polícia Civil estima que de 3 mil a 3,5 mil fuzis estejam nas mãos de criminosos no Rio de Janeiro. A arma poderosa é usada países em guerra ou que enfrentam o terrorismo. No Rio, passou a fazer parte da rotina dos moradores, tanto em patrulhamentos de rotina e operações policiais.

“Eu posso dizer que no mundo é a maior presença de fuzis voltada para a questão de policiamento urbano, para a questão de segurança publica”, diz o coordenador de Segurança do Viva Rio, Ubiratan Ângelo. “Ele como arma de longo alcance você atira no que vê e acerta no que não vê”, avalia.

Para enfrentar o poder bélico dos traficantes, as forças de segurança se armaram cada vez mais. Mas do outro lado desse confronto, novos armamentos não param de chegar pelos aeroportos, escondidos no meio de mercadores legais, pelas estradas e pelo mar.

“Todos os policiais que usam qualquer tipo de armamento passam por uma capacitação feita pelo Comando de Operações Especiais da Corporação. Ou seja, eles são altamente treinados para usar armamento, principalmente o o fuzil”, diz o porta-voz da PM, Maicon Pereira.

Caminho dos fuzis

“A gente precisa estabelecer uma política de controle que impeça que essa arma chegue nas mãos dos criminosos porque depois que ela chega o enfrentamento vai ser certa com muitos efeitos negativos para a população”, diz Melina Riso, diretora de programas do Instituto Igarapé.

Este ano, o caminho das armas foi interrompido algumas vezes. De janeiro a agosto a polícia apreendeu 396 fuzis no estado.

O delegado responsável pela Delegacia Especializada em Armas Munições e Explosivos, Marcos Vinícius Amim, diz que é preciso interromper a forma de aquisição dessas armas.

“Essa política de permanecer somente apreendendo fuzis, ela não vai gerar os efeitos que nós queremos. Efeitos perenes e duradouros. Por isso que o nosso foco aqui, hoje, da secretaria estadual de Polícia Civil é combater não só a presença do fuzil, mas a chegada do fuzil e, mais ainda, a forma com a qual esse fuzil é adquirido”, diz o delegado.

No meio da guerra – entre o fuzil do criminoso e o fuzil da polícia – existe uma população com medo. Principalmente, moradores das comunidades, onde as balas perdidas mais encontram vítimas inocentes.

“Quem tá refém é a população pobre desses espaços Hoje nesses espaços, você tem um alto número de mortes, sabe onde vai morrer e quem vai morrer, mas não sabe o nome de quem mata, e por isso você diz que há impunidade”, avalia Ângelo.

Só este ano, cinco crianças morreram atingidas por tiros na Região Metropolitana do Rio.

  • JENIFER DE 11 ANOS
  • KAUAN PEIXOTO, 12 ANOS
  • KAUAN ROSÁRIO, 11 ANOS
  • KAUÊ, 12 ANOS
  • AGATHA, DE 8 ANOS

G1

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

voltar

Últimos vídeos

Homenagens ao 7º dia de jovem que morreu nas águas do Rio Uruguai em Itapiranga SC.

“A vida não é um jogo, a vida não é uma competição”, diz mãe, em homenagem ao 7º dia de jovem que morreu nas águas do Rio Uruguai em Itapiranga SC.Um domingo com muitas lágrimas no local onde aconteceu a tragédia.A Família deixou a mensagem neste vídeo encaminhado a nossa reportagem.Aos familiares nossas condolências.SIGA-NOS https://www.facebook.com/oestemania

Posted by Portal Oeste Mania on Monday, January 13, 2020

Belezas da Natureza Encantadora

Os mistérios de um Rio afluente do Uruguai.Oeste Mania na Estrada mostra as belezas da Natureza.Seguimos um grupo de turistas e o que encontramos lá é encantador.Rio que divide os municípios de Tenente Portela, Vista Gaúcha, Derrubadas e Barra do Guarita no Noroeste Gaúcho.

Posted by Portal Oeste Mania on Saturday, January 11, 2020

Um rio que divide quatro municíp...

NATURAL DE ITAPIRANGA SC

Após mais de 40 anos homem natural de Itapiranga volta visitar familiares na sua terra natal.Conheça as raízes.Você também tem história semelhante?

Posted by Portal Oeste Mania on Thursday, January 9, 2020

História de Vida

Rio Uruguai em Itapiranga SC

RELATOS DE UMA FAMÍLIA QUE VIVE OS PIORES DIAS DE SUA VIDA.Conheça um pouco da história e local onde o jovem se afogou no Rio Uruguai em Itapiranga SC.Sempre há uma esperança que fortalece a Família.Sempre há um Deus que acolhe e ilumina.

Posted by Portal Oeste Mania on Monday, January 6, 2020

Afogamento no Rio Uruguai em Ita...

Situção do Rio Uruguai em Itapiranga SC

Vídeo mostra situção do Rio Uruguai em Itapiranga SCVeja o que encontramos nesse vôo compartilhadoO que será amanhã?SIGA-NOS https://www.facebook.com/oestemania

Posted by Portal Oeste Mania on Friday, January 3, 2020

Rio Uruguai em Itapiranga SC

Classificados

Motos
Francar Motos Itapiranga

Francar Motos Itapiranga

carro
Corolla Seg. 1.8 VVT 2003 na Francar Itapiranga

Corolla Seg. 1.8 VVT 2003 na Francar Itapiranga

© Copyright 2019
var infolinks_pid = 3223054; var infolinks_wsid = 0;