Itapiranga/SC - Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019
www.oestemania.net
Itapiranga/SC
O tempo agora


30 de outubro de 2019

Incêndios destroem 50 mil hectares e cortam energia e internet no Pantanal

As queimadas que atingem o Pantanal de Mato Grosso do Sul nesta semana já causaram diversos estragos para as cidades da região. Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), pelo menos 50 mil hectares de vegetação nativa foram queimados desde domingo (27).

A força-tarefa, sob o comando do Corpo de Bombeiros Militar do estado (CBMMS), aponta a estiagem e atos criminosos como causa dos incêndios. Recém-integrado, a corporação, o avião Bombeiro 02 está na região para ajudar no monitoramento e transporte dos militares.

Apesar das chamas estarem a 220 km de Campo Grande, a fumaça atrapalha a visibilidade da BR-262 80 km antes, próximo à entrada da MS-450, em direção a Palmeiras e Piraputanga, entre Dois Irmãos do Buriti e Aquidauana. Logo depois, a fumaça se dissipa, conforme a direção do vento.

26 homens, sendo 11 são bombeiros e sete brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além de cinco do Grupo de Patrulhamento Aéreo (GPA) da Polícia Militar e dois bombeiros de Mato Grosso. Do estado, foi enviada a aeronave Air Tractor AT-400, com capacidade para lançar três mil litros de água em alvos em chamas. A equipe conta com a participação de voluntários das propriedades rurais e apoio logístico de uma pousada e uma fazenda, base operacional do avião de Mato Grosso.

Diariamente, o helicóptero Harpia 01, do GPA, sobrevoa a área afetada pelo fogo, logo ao amanhecer. Porém, todas as aeronaves têm dificuldades devido à intensidade da fumaça, que também colocou em alerta a Polícia Rodoviária Federal (PRF) ao longo a BR-262, entre Miranda e Corumbá. Em vários trechos da rodovia não há mínima visibilidade, ocasionando a interrupção do tráfego em algumas situações mais críticas. A PRF orienta os motoristas a evitar trafegar durante a noite.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Miranda é a oitava cidade com mais queimadas em todo o país. Na terça-feira (29), foram registrados 22, queda de 70% em relação ao dia anterior, quando houve 74 focos. No acumulado do mês, Corumbá está no topo da lista, com 1.292 focos. Em todo o estado, são 1.870 registros desde 1º de outubro.

Corumbá foi afetada entre ontem (29) e hoje (30) por diversas oscilações no fornecimento de energia elétrica. Em nota, a Energisa, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica em 74 dos 79 municípios do estado, informou que os incêndios afetaram a linha de transmissão, mas que é de responsabilidade de outra empresa. “As queimadas provocam o desligamento dessas linhas e consequentes variações de tensão na rede elétrica que atende Corumbá, Aquidauana e Miranda”, diz o texto.

Já a Oi informou que as queimadas também estão afetando os serviços de internet fixa, causando o rompimento de um cabo de fibra ótica que atende Corumbá e Miranda, afetando parcialmente o serviço. Telefonia fixa e móvel não foram afetadas. O restabelecimento será feito assim que possível, sob orientação do Corpo de Bombeiros.

Fonte: Correio do Estado

Fumaça atrapalha visibilidade na BR-262 – Foto: Chico Ribeiro/Subcom-MS

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

voltar

Últimos vídeos

Vídeo gravado por drone em Itapiranga

Veja vídeo gravado por drone minutos antes de cair no centro de Itapiranga.

Posted by Portal Oeste Mania on Wednesday, November 20, 2019

Avenida Uruguai em Itapiranga

Itapiranga lança Edital de Concorrência Pública para execução da obra de revitalização na Avenida Uruguai.Um sonho que vira realidade.

Posted by Portal Oeste Mania on Wednesday, November 20, 2019

Itapiranga lança Edital de Conco...

Vem aí a Taça Oeste Mania de Futebol Feminino.Próximo dia 30 de novembro rodada dupla em Linha Soledade!Itapiranga é Esporte!

Posted by Portal Oeste Mania on Monday, November 18, 2019

Taça Oeste Mania de Futebol Femi...

Uma homenagem com muito Amor, Emoção e Saudade, marcou a noite desta segunda-feira no porto da barca em Itapiranga. Coragem e bênção a todos. Descanse em Paz Andrei.

Posted by Portal Oeste Mania on Tuesday, November 12, 2019

Homenagens ao jovem Andrei no po...

Boi no Rolete em Santa Cruz Itapiranga

Reservas de barril de chopp (Fritz Bier), almoço e mesas, com Astor e Sirlei Immig pelos fones (49) 3194 1394, ou Whats Astor (49) 99127 4920 e Sirlei (49) 99959 4527 Pontos de vendas de almoço:Em Itapiranga: Comercial Cordilheira, Comercial Flach, Comercial Andreola em Soledade, Comercial Guisa, Bar e Mercado UIP, Sorveteria Tropical, Fruteira Gielh, Posto BR, Eurofrig. Em São João do Oeste: LK Bebidas, Restaurante Cheirinho Bom, Comercial Kun em Ervalzinho, Mercado Super em Cristo Rei. Em Iporã na Eurofrig e no Hora Certa.

Posted by Portal Oeste Mania on Monday, November 11, 2019

Boi no Rolete em Santa Cruz Itap...

Classificados

Motos
Motos novas e usadas na Francar Itapiranga

Motos novas e usadas na Francar Itapiranga

carro
SIENA HLX FLEX 2008 na Francar Itapiranga

SIENA HLX FLEX 2008 na Francar Itapiranga

© Copyright 2019