Itapiranga/SC - Domingo, 10 de Novembro de 2019
www.oestemania.net


4 de novembro de 2019

Morador de rua de SC estuda para 2º dia do Enem: ‘Tem que ter objetivo’

As marquises dos prédios ficaram para trás por algumas horas para um morador de Blumenau, no Vale do Itajaí, durante a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (3). Em situação de rua há quatro anos, Arno Enrico Muniz da Silva, de 46 anos, não deixou de lado a vontade de cursar Direito e estuda para a segunda fase da prova, que ocorre no próximo domingo (10).

Arno perdeu o emprego de auxiliar de expedição, ficou sem dinheiro até para pagar aluguel e precisou ir para as ruas. Escolheu a marquise de um prédio no Centro de Blumenau para passar as noites e sempre carrega com ele os livros que ganhou. “É assustador, não sabes o que vai aparecer aqui à noite. Se deixo minhas coisas aqui, quando chego não tem mais nada. Tênis mesmo, esse ano, perdi uns cinco pares”, explica.

Apesar das dificuldades, não desistiu de ir em busca dos seus sonhos e foi nos livros que viu a oportunidade de tentar mudar. É utilizando os livros doados que ele se dedica para o Enem.

Arno terminou os estudos no ano passado, cursou o ensino para jovens e adultos e agora tenta passar pelas provas do Enem para ter um curso superior.

“Corri atrás: fiz primeiro o ensino fundamental. Consegui nota boa e eles disseram: ‘você pode ir além, faz o Médio também’. Aí eu botei fé, estudei bastante e agora o próximo passo só poderia ser o Enem, conseguir uma nota boa para tentar pelo menos um desconto na universidade. Pretendo fazer Direito”, detalha Arno.

Busca por emprego

A história do Arno despertou o interesse de outras pessoas. A pedagoga Naime Maba, por exemplo, conheceu o homem em situação de rua por uma publicação que foi feita nas redes sociais e agora tem se empenhado em conseguir um emprego para o novo amigo.

“Às vezes parece que estamos perdidos, que não temos para onde recorrer, dá um sentimento de desespero, mas o Arno é a prova viva que mesmo estando em um local onde ele fica muito vulnerável, conseguiu estudar”, diz Naime. Quem puder ajudar o Arno, pode procurar a Naime pelo telefone: (47) 99124-5636.

Por G1 SC

Deixe seu comentário

voltar

Últimos vídeos

Repórter Farroupilha

Já viu algo parecido?Os irmãos Artur, 5 e Alisson, de 11 anos, sobrinhos do Juliano Borges, gaiteiro do João Luiz Corrêa.Repórter Farroupilha Giovani Grizotti direto de Campo Bonito, distrito de Itapuca no RS.De arrepiar!

Posted by Portal Oeste Mania on Tuesday, October 29, 2019

Temporal de vento seco que durou mais de meia hora, e após chuva forte, deixou a população em alerta na madrugada desta segunda-feira em Itapiranga e região. Como foi o tempo aí?

Posted by Portal Oeste Mania on Monday, October 28, 2019

Temporal em Itapiranga

Santa Catarina na Oktoberfest

Assustados pensando que o avião iria cair, mas foi totalmente incrível.Banda alemã Voxxclub, que está em Santa Catarina na Oktoberfest fez um Flash-Mob no vôo Brasil/Blumenau.

Posted by Portal Oeste Mania on Friday, October 18, 2019

Santa Catarina na Oktoberfest

 

Encerramento da Oktoberfest acon...

Aproveite!

Aproveite o mês de outubro!Confira o que te espera na Construhaus.Em Itapiranga e Iporã do Oeste.

Posted by Portal Oeste Mania on Tuesday, October 15, 2019

Promoção de pisos, revestimentos...

Classificados

Motos
Motos novas e usadas na Francar Itapiranga

Motos novas e usadas na Francar Itapiranga

carro
SIENA HLX FLEX 2008 na Francar Itapiranga

SIENA HLX FLEX 2008 na Francar Itapiranga

© Copyright 2019