Nota da Defesa Civil de Santa Catarina:
Devido a semana com chuvas persistentes e volumosas no Alto Vale do Itajaí, as barragens de contenção de cheias Sul (Ituporanga) e Oeste (Taió) foram operadas na segunda feira (10), quando o nível do rio em Rio do Sul estava em 4,56 m.
As manobras de operação permitiram estabilizar o nível do Rio Itajaí Açu na cota máxima de 7,47 m às 2 horas e 10 minutos da madrugada de quarta-feira (12).
Próximo às 20 horas deste sábado (14), foi iniciado o esvaziamento da Barragem de Ituporanga com a abertura de uma comporta, quando o nível do rio em Rio do Sul baixou para 5,75 m, conforme estipulado no manual de operação.
A Barragem de Taió não foi operada, pois o nível do rio no centro de Taió estava acima dos 5,80 m. Na última leitura o nível do rio já havia baixado para 4,84 m.
As chuvas ocorridas entre a madrugada e manhã deste domingo (15), em combinação com o efeito da abertura da comporta de Ituporanga, provocaram um novo aumento do nível do rio em Rio do Sul, conforme era esperado.
O nível do rio está na cota de 6,11 m, dentro da cota de alerta, na leitura das 11 horas, já tendendo para nova estabilização no decorrer do dia. O nível do rio em Ituporanga está em 1,16 m, dentro da cota de observação, na leitura das 10 horas.
A Barragem Sul iniciou o vertimento às 8 horas e 30 minutos da manhã deste domingo com atingimento de 100% da sua ocupação. Já a Barragem Oeste está com 92,7% do volume do reservatório ocupado.
O vertimento da Barragem Sul não é motivo de preocupação para as comunidades ribeirinhas. No momento, apenas uma pequena lâmina de água passa pelo vertedeouro.
Os efeitos do vertimento só serão sentidos em Rio do Sul na noite deste domingo, com mínima resposta no nível.
As condições de chuva diminuem no decorrer do dia e a previsão é de chuva abaixo de 2 mm nesta segunda-feira (16). Terça feira (16) são previstos 10 a 20 mm de chuva e na quarta feira (17) a chuva deve ficar abaixo dos 5 mm.
Espera-se que o nível do rio em Rio do Sul se estabilize no decorrer deste domingo. Assim que o nível voltar os 5,75 m em Rio do Sul, será dado prosseguimento para novas aberturas de comportas na Barragem Sul e será iniciado o esvaziamento da Barragem de Taió.
Não há risco de inundações nos municípios do Alto Vale do Itajaí e a gestão das cheias está sendo realizada de forma coordenada e controlada, seguindo critérios técnicos pré-estabelecidos.
A Defesa Civil de Santa Catarina destaca que está monitorando continuamente a situação das barragens em cooperação com as Defesas Civis dos municípios do Alto Vale.