10°C 13°C
São Miguel do Oeste, SC
Publicidade

Pescador está desaparecido no rio Uruguai

Fato foi registrado nesta sexta-feira

22/03/2024 às 21h00
Por: Redação1 Fonte: Corpo de Bombeiros
Compartilhe:
Corpo de Bombeiros
Corpo de Bombeiros

12º Batalhão de Bombeiros Militar

Por volta das 13h43min do dia 22/03/2024, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Quartel de Mondaí, foi acionado para atender ocorrência de busca e resgate de embarcação à deriva, que estaria navegando em círculos, no Rio Uruguai. Na sequência, outras solicitações já mencionaram o possível desaparecimento de um pescador, que seria o ocupante da embarcação. 

Ao chegar no local, na busca de mais informações, o solicitante informou que seu filho, um jovem de 23 anos, teria ido pescar pela manhã e que ainda não teria retornado e, que, pescadores teriam avistado sua embarcação navegando em círculos, nas imediações que ele pescava. 

De pronto foi informado o Comandante da 1ª Companhia, Major BM Magrini, que também comanda a equipe de mergulho do Batalhão, e deslocou até Mondaí para coordenar a operação.

No local, proximidades do ponto conhecido localmente como “Pão de Açúcar”, com auxílio de pescadores e familiares, foram iniciadas as buscas superficiais com embarcações, contudo, em função da grande área de busca, nada foi encontrado até às 18h, quando foram suspensas as atividades.

Uma das principais hipóteses do acidente é o abalroamento do motor da embarcação em uma rede de pesca, a qual se emaranhou na hélice podendo ter produzido um solavanco que desequilibrou o pescador. Uma rede próxima foi verificada e grande porção da sua malha estava destruída, reforçando a hipótese levantada.

O local onde a rede está armada foi avaliado e os mergulhadores entenderam que o risco de realizar atividade subaquática (mergulho) era muito grande, visto que o rio está em torno de 3 metros acima do seu nível normal e a correnteza inviabiliza a operação.

Neste sábado dia 23, ao amanhecer, com apoio de Itapiranga e São MIguel do Oeste, as buscas serão retomadas.

3° Sgt Tiago Sidnei Bieger
Comandante do GBM Mondaí

Lenium - Criar site de notícias