10°C 13°C
São Miguel do Oeste, SC
Publicidade

Chuva no Rio Grande do Sul: mais chuva extrema tornará situação crítica 

Chuva persiste nos próximos dias e cairá com volumes excessivamente altos que vão piorar as inundações e enchentes  

01/05/2024 às 13h03
Por: Redação1 Fonte: MetSul Meteorologia 
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Chuva persiste nos próximos dias e cairá com volumes excessivamente altos que vão piorar as inundações e enchentes  

O Rio Grande do Sul volta a viver o drama das águas com cidades inundadas, enchentes com rios transbordando, mortes e estragos, repetindo as cenas do segundo semestre do ano passado que marcou o auge do evento do El Niño de 2023-2024 e que foi responsável por inundações de proporções históricas no estado. O cenário é muito complicado com a perspectiva de mais chuva se somando ao que já choveu, o que fará a situação no estado crítica com prejuízos materiais consideráveis e elevado risco de perdas de mais vidas humanas, adverte a MetSul Meteorologia.  

O cenário é muito complicado com a perspectiva de mais chuva se somando ao que já choveu, o que fará a situação no estado crítica com prejuízos materiais consideráveis e elevado risco de perdas de mais vidas humanas, adverte a MetSul Meteorologia.   Os acumulados de chuva em 96h até o fim da tarde de hoje em várias cidades gaúchas eram extremos e mesmo extraordinários em alguns municípios com acumulados em apenas quatro dias acima de 400 mm.

O que já é grave vai piorar. O cenário que enxergamos na MetSul Meteorologia, sem meias palavras, deve evoluir para extremamente grave. Várias cidades devem enfrentar situação de calamidade a desastre. Em locais em que já choveu 200 mm a 400 mm, os dados de modelos numéricos indicam mais 150 mm a 300 mm ou mais até sábado.

Assim, a chuva no Rio Grande do Sul não dá trégua e prossegue nesta quarta de feriado com a aproximação da frente fria. Haverá pancadas fortes a torrenciais durante o dia em diversas localidades, especialmente do Noroeste, Oeste, Centro, Sul e o Leste do estado. São previstos momentos de melhoria e, no Norte e Nordeste do estado, até aberturas.

Lenium - Criar site de notícias