10°C 13°C
São Miguel do Oeste, SC
Publicidade

ALERTA HIDROLÓGICO DA DEFESA CIVIL DO RS

A situação também é crítica na região da costa doce da Laguna dos Patos, que já registrou as maiores inundações da história.

20/05/2024 às 10h32
Por: Redação1 Fonte: Defesa Civil
Compartilhe:
Defesa Civil RS
Defesa Civil RS

A Sala de Situação do RS atualiza a condição hidrológica, que é de níveis acima da cota de inundação e com tendência de declínio na região metropolitana, com o escoamento das águas do Guaíba para a Laguna dos Patos. Ainda seguem elevados os níveis no rio Jacuí, Sinos e Gravataí e acima da cota de inundação, mesmo que em declínio. A situação também é crítica na região da costa doce da Laguna dos Patos, que já registrou as maiores inundações da história.

Em função da previsão que indica chuvas volumosas para o estado, entre os dias 21 e 23 de maio, existe condição para possíveis extravasamentos da calha de rios menores, arroios e córregos onde a chuva apresentar elevada intensidade (volume elevado em pouco tempo) nas regiões mais ao norte do estado e divisa com Santa Catarina, conforme o mapa.

Devido aos maiores volumes estarem localizados na metade sul e regiões do centro e noroeste do estado, conforme as áreas de risco sinalizadas nos mapas, é esperada a ocorrência de respostas hidrológicas, inicialmente, com o extravasamento da calha de rios menores, arroios e córregos onde a chuva apresentar elevada intensidade. Em seguida, a elevação dos rios principais, com possibilidade de serem ultrapassadas cotas de inundação, ocasionando transtornos aos moradores das áreas de risco, além de alagamentos nos perímetros urbanos. Sendo assim, é indicada a condição de risco para para as BACIAS: Alto Jacuí, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Pardo, Taquari-Antas, Caí, Mirim São Gonçalo, Camaquã, Tramandaí e Mampituba, Ijuí, Piratinim, Butuí-Icamaquã, Ibicuí e Quaraí.

Devido ao cenário extremo que ocorreu na Região Hidrográfica do Guaíba e segue ocorrendo na costa doce da Lagoa dos Patos, é esperada manutenção de níveis elevados no Guaíba e na Laguna durante o período do aviso, desta forma segue indicada a condição de INUNDAÇÃO SEVERA para as as cidades destacadas no mapa.

Defesa Civil RS

Lenium - Criar site de notícias