7°C 10°C
São Miguel do Oeste, SC
Publicidade

Pai e filha são investigados por esquema de desvio de doações a vítimas da enchente

Eles não haviam sido atingidos pela cheia.

15/06/2024 às 08h27
Por: Redação1 Fonte: Jornal NH
Compartilhe:
Divulgação polícia civil
Divulgação polícia civil

Mais de uma tonelada de donativos foram apreendidos em casas de família investigada em Esteio e em Capão da Canoa

Um esquema de desvio de doações às vítimas das enchentes foi descoberto e desarticulado pela Polícia Civil em Esteio. Após uma semana de investigações, agentes da Delegacia de Polícia da cidade recuperaram nesta segunda-feira (10) mais de uma tonelada de donativos que eram mantidos em casas de uma mesma família em Esteio e em Capão da Canoa.

Segundo o delegado Marco Swirski, que coordenou a ação, os investigados são pai e filha, de 60 e 31 anos, moradores do bairro Vila Olímpica e que também têm residência no Litoral.
Eles não haviam sido atingidos pela cheia. A Polícia apurou que a família utilizou-se do estado de calamidade pública para aproximar-se de centros de distribuição, arrecadando os donativos para benefício próprio, usando veículos particulares para armazenar as doações desviadas.
Foram apreendidos quilos de alimento, ração, fardos de água, itens de higiene e roupas.
"Estima-se que, além do dano causado às familias, os investigados tenham desviado cerca de R$50 mil em donativos comenta o delegado.
Os materiais apreendidos serão doados para a
Prefeitura de Esteio para encaminhamento aos locais e pessoas que necessitam", completa.

Segundo o delegado, os investigados não foram presos. "A investigação ainda segue em andamento, sendo que eles responderão por peculato", explica Swirski.

Lenium - Criar site de notícias