7°C 10°C
São Miguel do Oeste, SC
Publicidade

Chuva deve seguir ao longo da semana no RS; chegada do inverno não muda o tempo

Nas regiões da Serra e Planalto Noroeste ainda deve ocorrer chuva na maior parte do dia, mas moderada.

17/06/2024 às 09h45
Por: Redação1 Fonte: GZH
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

O tempo fica instável ao longo da próxima semana em todo o Rio Grande do Sul e a chuva estará presente, com diferentes intensidades, em praticamente todos os dias. A temperatura ficará amena, não ultrapassando os 24ºC, e deve cair um pouco com a chegada oficial do inverno, na quinta-feira (20).

A presença constante de nuvens sobre o Estado impede a chegada dos raios solares. É a ausência destes que faz as temperaturas se manterem. Conforme a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, as mínimas previstas nos próximos dias são de 16ºC.

Na segunda-feira (17), ainda há possibilidade de chuva de forte intensidade em quase todas as áreas do RS. A frente fria que atualmente atinge o Estado vai se afastando, mas as condições de vento, em vários níveis da atmosfera, favorecem a formação de nuvens carregadas sobre o RS.

Nas regiões de Uruguaiana, Campanha e Litoral Sul, o dia fica nublado, mas com chuva leve. Nas outras áreas do RS, incluindo Grande Porto Alegre, Serra e Vale do Taquari, a chuva é frequente e pode ter forte intensidade em alguns momentos.

— Há uma preocupação especial com a região das Missões e Planalto Noroeste. São nessas áreas que nós devemos ter grandes volumes de chuva. São esperados volumes de 150 a 220 milímetros em média, que são volumes de chuva bastante elevados — comenta Josélia.

Na madrugada de segunda para terça-feira (18), as áreas de instabilidade começam a enfraquecer. Apesar disso, ainda é previsto chuva em praticamente todo o RS, mas com menor intensidade. Essa chuva deve acontecer, principalmente, pela madrugada e manhã. Na região da Campanha e Litoral Sul, o dia será de muita nebulosidade, algumas aberturas de sol, mas ainda sem chuva.

Já na quarta-feira (19), uma nova frente fria chega ao RS, o que faz a chuva aumentar novamente. Conforme a previsão, o dia pode começar sem chuva, mas ela aparece durante a tarde e à noite. Na quinta-feira, dia em que acontece o solstício de inverno, a chuva vai diminuindo e em algumas regiões o sol pode até aparecer. Nas regiões da Serra e Planalto Noroeste ainda deve ocorrer chuva na maior parte do dia, mas moderada.

Por fim, na sexta-feira (21), a chuva volta a aparecer em todo o Estado. De acordo com Josélia, ela pode ser moderada e forte em alguns momentos, mesmo depois da passagem da frente fria.

— A chuva na sexta-feira ganha corpo de novo por causa de novas áreas de instabilidade que vão crescendo entre o Paraguai e a Argentina e vão avançando de novo sobre o Rio Grande do Sul — explica.

Lenium - Criar site de notícias