7°C 10°C
São Miguel do Oeste, SC
Publicidade

Carros atingidos por enchente no RS são vendidos em leilão com descontos de até 60% na Tabela Fipe

Muitos desses carros estão sendo vendidos em leilões a preços bem abaixo do mercado.

25/06/2024 às 15h09
Por: Redação1 Fonte: Wh Comunicação
Compartilhe:
Reprodução / RBS TV
Reprodução / RBS TV

O primeiro leilão de veículos afetados pela enchente no Rio Grande do Sul vendeu 111 carros, com valores variando de 45% a 60% da Tabela Fipe. A enchente, que ocorreu entre abril e maio deste ano, impactou cerca de 200 mil veículos. Muitos desses carros estão sendo vendidos em leilões a preços bem abaixo do mercado.

Os proprietários dos carros danificados acionaram seus seguros, e as seguradoras, após indenizar os clientes, destinaram os veículos para leilões. Em um depósito em Nova Santa Rita, na Região Metropolitana de Porto Alegre, 6 mil veículos permanecem parados. No primeiro leilão, 120 carros foram colocados à venda, dos quais 111 foram arrematados.

Bruno Manso de Siqueira, um dos compradores, comenta que "o carro de leilão, geralmente, passa um pouco dos 50% do valor do bem. Então, é um bom negócio". Liliamar Pestana Gomes, a leiloeira responsável, explicou que os carros são higienizados antes da venda e vendidos no estado em que estão.

Os compradores, como Bruno, precisam fazer reparos significativos nos veículos, incluindo a limpeza completa e a aplicação de produtos especiais para evitar ferrugem. Muitos desses carros são revendidos após os reparos.

A enchente também afetou pessoas que trabalham no mercado de leilões. O mecânico Rodrigo da Rosa, dono de uma oficina, teve seu espaço e 23 carros reformados danificados pela água. Ele estima que levará cerca de quatro meses para reparar todos os veículos.

A indústria de reparação de veículos estima que 2,4 mil oficinas foram afetadas pela enchente, e 800 delas ainda estão fechadas.

Lenium - Criar site de notícias