Neste primeiro fim de semana de julho, uma forte massa de ar frio chega ao sul do Brasil. Ao longo dos próximos dias, o ar frio atingirá também parte do centro-oeste e até mesmo Rondônia e o sul do Acre, caracterizando um fenômeno que denominamos friagem. Na região Sul, as previsões indicam ocorrência de geadas fortes, além de chuva congelada e chuva congelante.
Mas o frio na região Sul não para por aí. Uma nova frente fria vai atingir a região Sul já no fim de semana seguinte, entre sábado (13) e domingo (14), trazendo uma massa de ar frio com temperaturas ainda mais baixas para a região.
Já na manhã do sábado (13) da semana que vem, espera-se temperaturas negativas no Sul do país, com uma nova ocorrência de geadas fortes. Essas temperaturas abaixo de zero podem atingir até mesmo o planalto do Paraná, marcando o pode ser o frio mais intenso e abrangente deste inverno.
Essa segunda onda de frio pode espalhar temperaturas negativas pelo norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o planalto do Paraná na noite de domingo, potencialmente quebrando recordes de temperatura mínima
Além disso, as temperaturas máximas também serão baixíssimas. Enquanto alguns modelos, como o GFS, indicam a possibilidade de um frio extremo onde as temperaturas permanecem abaixo dos 0°C durante quase o fim de semana inteiro, outros como o ECMWF (o modelo de confiança da Meteored), embora preveja temperaturas mais elevadas, ainda indica que vários municípios permanecerão com máximas abaixo dos 10°C.
Em resumo, a próxima onda de frio, que ocorre no final da semana que vem - especialmente entre o sábado (13) e o domingo (14) - pode quebrar recordes de temperaturas baixas na região Sul do país, com diversos municípios registrando temperaturas negativas baixíssimas.
Mín. 17° Máx. 31°