7°C 10°C
São Miguel do Oeste, SC
Publicidade

Onda de frio extremo pode quebrar recordes na Região Sul na próxima semana. Máximas não passam dos 10°C

próxima onda de frio, que ocorre no final da semana que vem, pode quebrar recordes de temperaturas mínimas na região Sul do país. Até mesmo as máximas podem ficar abaixo dos 10°C.

06/07/2024 às 15h13
Por: Redação1 Fonte: Meteroed metereologia
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Neste primeiro fim de semana de julho, uma forte massa de ar frio chega ao sul do Brasil. Ao longo dos próximos dias, o ar frio atingirá também parte do centro-oeste e até mesmo Rondônia e o sul do Acre, caracterizando um fenômeno que denominamos friagem. Na região Sul, as previsões indicam ocorrência de geadas fortes, além de chuva congelada e chuva congelante.

Mas o frio na região Sul não para por aí. Uma nova frente fria vai atingir a região Sul já no fim de semana seguinte, entre sábado (13) e domingo (14), trazendo uma massa de ar frio com temperaturas ainda mais baixas para a região.

Próximo fim de semana será de frio extremo na região Sul

Já na manhã do sábado (13) da semana que vem, espera-se temperaturas negativas no Sul do país, com uma nova ocorrência de geadas fortes. Essas temperaturas abaixo de zero podem atingir até mesmo o planalto do Paraná, marcando o pode ser o frio mais intenso e abrangente deste inverno.

Essa segunda onda de frio pode espalhar temperaturas negativas pelo norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o planalto do Paraná na noite de domingo, potencialmente quebrando recordes de temperatura mínima

Além disso, as temperaturas máximas também serão baixíssimas. Enquanto alguns modelos, como o GFS, indicam a possibilidade de um frio extremo onde as temperaturas permanecem abaixo dos 0°C durante quase o fim de semana inteiro, outros como o ECMWF (o modelo de confiança da Meteored), embora preveja temperaturas mais elevadas, ainda indica que vários municípios permanecerão com máximas abaixo dos 10°C.

Em resumo, a próxima onda de frio, que ocorre no final da semana que vem - especialmente entre o sábado (13) e o domingo (14) - pode quebrar recordes de temperaturas baixas na região Sul do país, com diversos municípios registrando temperaturas negativas baixíssimas.

Lenium - Criar site de notícias