Urupema, na Serra de Santa Catarina, considerada a cidade mais fria do Brasil, registrou a sensação térmica de -22°C na manhã desta segunda-feira (26), segundo a Epagri/Ciram. O município também marcou a menor temperatura do Estado, com -3,35°C por volta das 4h.
Na cidade, plantas e flores amanheceram “congeladas” e cobertas por geada devido a uma onda de frio que atinge a região. As baixas temperaturas também foram responsáveis pelo registro de neve em Urupema e em Bom Jardim da Serra no sábado (24). Esta foi a segunda vez no ano que o fenômeno foi registrado no Estado.
Ao todo, conforme o painel da Epagri/Ciram, 36 cidades catarinenses registraram temperaturas negativas por volta das 6h desta segunda. A segunda menor temperatura foi registrada em Ibiam, onde os termômetros marcaram -3,09°C às 5h.
Nos próximos dias, segundo a previsão da Defesa Civil, o frio deve continuar no Estado. Na terça-feira (27), ao amanhecer, as temperaturas devem variar entre -2°C e 4°C no Grande Oeste, planaltos, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana, e entre 5°C e 10°C nas demais regiões. As máximas sobem em relação aos dias anteriores, chegando a 21°C.
Na quarta (28) e na quinta-feira (29), o tempo segue firme no Estado. Nas madrugadas e manhãs, as temperaturas seguem baixas, mas uma virada gradativa dos ventos para Norte colabora para o aumento das temperaturas, que podem chegar a 30°C no Extremo Oeste, na quinta.
Mín. 17° Máx. 34°