Tempestade atinge Argentina e Uruguai e ruma ao RS, alerta MetSul Meteorologia
Uma forte tempestade atingiu regiões da Argentina e do Uruguai ao longo desta quinta-feira (19), com chuva forte, vento com rajadas e principalmente muita queda de granizo. Causada por uma frente fria, a instabilidade avança agora rumo ao Rio Grande do Sul, conforme alerta Metsul Meteorologia.
Entre 14h e 15h o céu escureceu e o dia virou noite na área central da cidade de Buenos Aires com chuva forte. O granizo em pontos da província de Buenos Aires, inclusive na área metropolitana da capital argentina, e no Oeste do Uruguai teve tamanho médio a grande com pedras em alguns casos com diâmetro de 5 a 8 centímetros (imagem na capa da matéria).
Sul e Oeste do Rio Grande do Sul são regiões que podem ser afetadas inicialmente antes de avançar para as demais regiões gaúchas, também com risco de chuva forte e temporais, de vento e granizo.
O maior momento de instabilidade no território gaúcho, conforme Metsul, vai se concentrar entre a noite desta quinta, a madrugada e a manhã desta sexta. Será quando a frente fria vai avançar pelo Rio Grande do Sul com uma linha de instabilidade que trará nuvens muito carregadas com raios, chuva que será localmente forte e a probabilidade de temporais com granizo e vendavais.
Mín. 15° Máx. 31°