três estados que compõem o sul do Brasil devem ser atingidos por chuvas intensas e ventos fortes nesta quarta-feira.
Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul são esperadas chuvas intensas, raios, temporais isolados e alagamentos. De acordo com a Defesa Civil, a área atingida fica na região da cidade de Ijuí e entre a cidade de Santa Maria, região de Porto Alegre até a divisa com Santa Catarina.
Santa Catarina
Em Santa Catarina, A Defesa Civil emitiu um alerta de tempo ruim até sexta-feira (22) em todo o estado. Durante esses dias, a previsão é de temporais, chuvas fortes e mar agitado, com riscos altos em várias regiões.
As tempestades podem trazer ventos fortes, raios e até queda de granizo, especialmente no Grande Oeste, Planaltos, Alto Vale do Itajaí e norte de Santa Catarina. Nessas regiões, o risco de alagamentos, enchentes, destelhamentos, danos na rede elétrica e quedas de árvores é alto.
A chuva será mais forte também na Grande Florianópolis e no Sul do estado, onde pode chover mais de 150 mm em alguns lugares, aumentando o risco de alagamentos e deslizamentos. A quarta-feira (20) será o dia com maior chuva, principalmente nas áreas serranas entre o Litoral Sul e o Planalto Sul.
Paraná
Um alerta laranja de chuvas intensas atinge o Paraná nesta quarta-feira (20), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além disso, o estado também tem outros três avisos de temporais.
De acordo com o Inmet, o alerta amarelo de chuvas intensas indica chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). Com os dois avisos, 236 cidades do Paraná estão sob risco.
Já o terceiro alerta amarelo vai atingir quase todo o Paraná entre quarta e quinta-feira (21). O aviso também prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos que variam de 40 a 60 km/h.
Mín. 19° Máx. 31°