O Município de Itapiranga em SC, foi destaque internacional no Congresso Andino para Professores de Alemão, realizado em outubro de 2024, na cidade de Sucre, Bolívia. O evento reuniu cerca de 350 participantes de 20 países. A professora Gabriela Geller, representou o município, com o projeto de Revitalização da Língua Alemã. Gabriela foi a única brasileira premiada, recebendo uma menção honrosa pelo impacto social e cultural do trabalho realizado em Itapiranga.
O projeto, desenvolvido em parceria com o setor de Cultura da Prefeitura, é pioneiro na região e atende 90 alunos de diferentes faixas etárias, nas comunidades de Santa Fé Alta e Linha Presidente Becker. Gabriela, que cursa o último semestre de Letras-Alemão, tem vasta experiência internacional, incluindo intercâmbios e cursos na Alemanha.
Desde março de 2024, ela oferece aulas gratuitas de alemão, junto ao setor Cultural de Itapiranga, buscando não apenas ensinar o idioma, mas também conectar os moradores às suas raízes culturais. "Aprender alemão é vivenciar a cultura local, presente em festas como a Oktoberfest e no dia a dia da cidade", destacou Gabriela.
O reconhecimento durante o congresso surpreendeu a professora, especialmente por competir com profissionais de longa trajetória no ensino de línguas. Gabriela recebeu o prêmio de 4º lugar, comemorando o impacto do projeto no fortalecimento dos laços culturais e na criação de oportunidades. "Esse prêmio valida nosso trabalho e demonstra que estamos no caminho certo para preservar nossa língua e cultura", comemora a professora.
Com o prêmio, Gabriela planeja expandir o projeto, aumentando o alcance das aulas e envolvendo mais comunidades rurais. As inscrições ocorrem semestralmente e podem ser realizadas online ou pelo WhatsApp do Conservatório de Música de Itapiranga. “O objetivo é fortalecer o multilinguismo e incentivar os alunos a explorar novas possibilidades”, concluiu. O reconhecimento trouxe visibilidade à iniciativa e colocou Itapiranga no mapa de projetos culturais promissores relacionados à língua alemã.
Mín. 19° Máx. 31°