Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta laranja devido à possibilidade de temporais no estado, a partir desta quarta-feira (27). O fenômeno deve ser intensificado na quinta-feira (28), com previsão de chuva forte, ventos superiores a 60 km/h e granizo, especialmente no Extremo Oeste e Alto Vale do Itajaí.
O risco é considerado moderado para alagamentos e danos em redes elétricas nas áreas em amarelo no mapa meteorológico. Já nas regiões marcadas em laranja, o risco é alto, podendo haver enxurradas e quedas de árvores.
Conforme o meteorologista Piter Scheuer, as fortes chuvas são passageiras e ocorrem por conta de uma baixa pressão. “A princípio são temporais passageiros de verão, mal distribuídos, que acontecem em algumas regiões”.
Segundo ele, tanto na quinta-feira (28), quanto na sexta-feira (29), um sistema de baixa pressão traz chuvas e temporais para o Extremo Oeste e Alto Vale do Itajaí. Porém, Scheuer ameniza sobre possíveis riscos. “Não será nada muito rígido. Caso haja alguma severidade, será bem pontual (em uma localidade específica)”, explica.
Piter explica ainda que os temporais não são generalizados, como ocorre em casos de ciclones bomba. “Os temporais acontecem, sim. Terão chuvas e trovoadas e algum granizo localizado. Pontualmente, alguma tempestade severa pode acontecer, mas não é algo generalizado”, finaliza.
A atmosfera está especialmente instável devido à combinação de calor e alta umidade, fatores que favorecem a formação de tempestades. Na madrugada de quinta-feira (28), a aproximação de uma frente fria intensificará os temporais, tornando a chuva mais abrangente, com maior impacto no Grande Oeste do estado.
A Defesa Civil orienta a população a buscar abrigo durante os temporais, evitando áreas alagadas e submersas. Também é importante redobrar a atenção em encostas e observar sinais de risco, como árvores inclinadas e rachaduras em estruturas.