Rio Taquari deve atingir no máximo 17 metros em Lajeado, projeta coordenador da Defesa Civil do município
Por conta da chuva que caiu nas últimas horas, o nível do Rio Taquari em Lajeado subiu e chegou aos 15,04 metros, a cota de atenção, por volta das 10h45 desta quarta-feira (28).
O coordenador da Defesa Civil do município, tenente-coronel Luís Marcelo Gonçalves Maya, afirmou em entrevista ao Troca de Ideias desta quarta-feira (28) que as águas devem atingir no máximo 17 metros, que é a cota de alerta.
De acordo com ele, a menor precipitação para quinta (29) e sexta-feira (30), aliada à estabilização registrada em Encantado e Santa Tereza, indica que "não vamos atingir a cota de inundação".
Maya informou que o rio parou de elevar seu nível em Santa Tereza desde às 7h30. Em Lajeado, a projeção é que ele siga subindo até às 19h, para então estabilizar.
Um dos empecilhos citados pelo tenente-coronel é a dificuldade de monitorar as chuvas entre os rios Taquari e Uruguai. "As cidades lindeiras na divisa não têm réguas de medição, então não consigo olhar no nosso site o que está chovendo em Passo Fundo e Soledade", comenta ele.
Como forma de prevenção, a Defesa Civil já mobilizou caminhões e deixou as equipes em alerta caso o nível chegue aos 17 metros em Lajeado.