Segunda, 14 de Junho de 2021 03:32
(55) 99612-5337
Geral Em

Em trabalho conjunto operação de buscas prossegue no Rio Uruguai em Itapiranga

Em trabalho conjunto operação de buscas prossegue no Rio Uruguai em Itapiranga

07/11/2019 19h28 Atualizada há 2 anos
40
Por: Redação
Em trabalho conjunto operação de buscas prossegue no Rio Uruguai em Itapiranga

Conforme a NOTA divulgada nesta quinta-feira pela universidade Uceff de Itapiranga sobre o transporte dos alunos, estivemos verificando sobre a atual situação como funciona o sistema de transportes de universitários em Itapiranga.

Conforme a nota divulgada pelo centro universitário, consultamos também uma universitária que utiliza dos meios para estudar. Sendo consultada pela nossa reportagem, ela também confirma que a universidade dispõe de transporte oficial para os alunos, o que refere-se aos ônibus e as lanchas maiores que são os únicos meios conveniados e sem custo para o transporte de estudantes universitários. Cabe reforçar sobre a travessia com os barquinhos menores, que a UCEFF não tem ligação alguma com as empresas do transporte de barquinhos entre Itapiranga e Barra do Guarita. Quando isso acontece, a decisão em atravessar desta forma bem como os custos dos barquinhos, é por conta de cada pessoa. A universidade lamenta profundamente o ocorrido e se solidariza com total apoio aos familiares.

Marinha do Brasil chega está em Itapiranga para auxiliar nas buscas no Rio Uruguai

Na tarde desta quinta-feira dia 07, a Marinha do Brasil, Capitania dos Portos com sede em Florianópolis, chegou em Itapiranga para auxiliar nas buscas pelo jovem Andrei Franchini de 19 anos, que cursava o 6º período de Agronomia, desaparecido no Rio Uruguai após barco com 14 pessoas afundar e ser levado pelas correntezas na noite desta quarta-feira quando retornavam para o RS pouco antes das 23h. Conforme o Sargento Porto e Sargento Neto, estão a procura também de pistas que podem levar a maiores informações sobre o ocorrido. Segundo as informações da Marinha, foi encontrado um colete preso sob o rio, aproximadamente à 2km abaixo do porto de Itapiranga. Após puxar, a alça se rompeu perdendo o ponto de localização. Não há mais informações em que estaria preso o colete encontrado.

As buscas ainda não obtiveram êxito e serão intensificadas com o trabalho especificamente para encontrar o jovem desaparecido e o barco. Após, será aberto um inquérito para apurar as causas do fato, onde serão ouvidas diversas pessoas envolvidas, principalmente o grupo que estava na embarcação que naufragou.

Ainda na manhã desta quinta-feira, vários pertences foram encontrados por morador. VEJA AQUI

                                                             Reforço de equipe

O Sargento da Marinha de Florianópolis relatou ainda que foi solicitado reforço e já a tardinha chegaram mais militares para auxiliar. Citou também a importância do trabalho coletivo com o Corpo de Bombeiros de Itapiranga, por ter maior conhecimento da bacia do Rio Uruguai nesta área da ocorrência. Conforme as informações repassadas, o nível das águas dificulta o trabalho da equipe, com baixa visibilidade.

Os trabalhos terão prosseguimento à noite em horário adequado com a segurança dos profissionais que atuam no local, retornando pela manhã.

Leis do transporte aquático

Conforme o sargento da Marinha, não há obrigatoriedade em usar o colete para a travessia, mas há obrigação de ter ao menos um colete para cada passageiro em fácil acesso na embarcação. Neste caso, conforme as informações repassadas será investigado se as 14 pessoas que eram permitidas na travessia teriam os coletes necessários para a segurança no caso de imprevistos.

Técnicas de uso

Quanto aos coletes necessários nas embarcações, muitos usuários não tem conhecimento ou alguma orientação de como usar em caso de emergência, sendo que em momento de pânico dificulta ainda mais a situação.

As buscas prosseguem com intensidade tendo o principal objetivo de encontrar o jovem desaparecido, finaliza.

Fotos: Portal Oeste Mania / Mantenha a fonte original

[gallery columns="2" link="none" ids="10924,10927,10928,10916"]

Veja vídeo onde sobrevoamos a área onde aconteceu a tragédia:

Fotos: Portal Oeste Mania

Mantenha os créditos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias