A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) e a Delegacia de Crimes Informáticos do Estado alertam para um novo tipo de golpe que criminosos estão tentando aplicar nas prefeituras gaúchas.
Conforme a Polícia Civil, os criminosos conseguem contato com os servidores responsáveis pela movimentação das contas bancárias de determinada prefeitura e se passam por funcionários do banco em que a municipalidade possui conta corrente, solicitando que o servidor público realize algumas atualizações orientadas pelo falso colaborador da agência bancária.
O servidor, diante da impossibilidade de movimentar a conta corrente e saldar os compromissos da prefeitura municipal, faz aquilo que o criminoso solicita.
Os golpistas acabam se apossando das contas correntes da prefeitura e passam a efetuar diversas transações bancárias ilegais, fato que gera enorme prejuízo para os executivos municipais.
A FAMURS e a Polícia Civil orientam que os servidores não atualizem nenhum sistema bancário das contas das prefeituras, e qualquer dúvida procure o gerente responsável pela agência bancária que cuida da conta do Poder Executivo.
Siga Portal Oeste Mania e fique bem informado!
Fonte: Polícia Civil / FAMURS
Mín. 17° Máx. 26°