Segunda, 20 de Setembro de 2021 10:24
(55) 99612-5337
Geral Rebanho

Rebanho morre intoxicado por medicação errada

Rebanho morre intoxicado por medicação errada

20/12/2019 21h35 Atualizada há 2 anos
Por: Redação

Imagens que circulam na internet deixaram uma preocupação gigante; rebanho morre intoxicado por medicação errada, confira as imagens! Um rebanho no sul do país foi morto por uma intoxicação com medicamento. A aplicação de forma incorreta, realizada na propriedade, causou um prejuízo incalculável para o produtor. As imagens começaram a circular pela internet e deixaram muito curiosidade pelo que poderia ter ocorrido. Afinal, um rebanho morre intoxicado e todos querem saber o motivo, vamos ver?

Segundo as imagens, mais de 15 animais vieram a óbito. O prejuízo causado pela aplicação errada do medicamento, pode ter levado a um prejuízo de mais de R$ 100 mil. Confira as imagens abaixo e veja que tristeza. Além disso, trazemos ao final, algumas dicas que podem ajudar a evitar esse tipo de situação.

Segundo um áudio que veio com a explicação do ocorrido, ao que tudo indica, o produtor utilizou um medicamento específico para controle de piolho em ovelhas para controlar o carrapato no gado. Esse medicamento é extremamente tóxico para bovinos, além disso, foi realizado em um dia de sol muito quente, onde os poros dos animais estão mais “abertos”, causando uma rápida absorção e uma sobrecarga no organismo.

Todo esse quadro leva a uma intoxicação aguda, vindo o animal a óbito pouco tempo depois. Além disso, no áudio é pedido que seja, antes de tudo, verificado as verdadeiras causas para não culparmos a empresa do remédio de forma indevida. O medicamento era a base de Diazinon, uso deve ser exclusivo para controle de piolho em ovelhas. Além de tudo, é extremamente tóxico para os humanos.

SIGA-NOS https://www.facebook.com/oestemania

Dicas para evitar intoxicação dos animais – Sempre seguir a bula dos medicamentos para saber a dosagem! (as concentrações variam de um produto para o outro).

– Carga correta do banheiro (saber o volume do banheiro para saber a quantidade de produto que deve colocar) – Cuidar a categoria do animal. Evitar banhar terneiros muito novos, pois estes tem maior risco de intoxicação.  – Nunca fazer misturas de dois produtos. Se precisar trocar o produto do banheiro é necessário esvaziar e limpar para depois acrescentar o novo produto, até porque se o banheiro não está limpo e com o pH adequado o produto pode não funcionar adequadamente.

– Nunca fazer misturas de dois produtos. Se precisar trocar o produto do banheiro é necessário esvaziar e limpar para depois acrescentar o novo produto, até porque se o banheiro não está limpo e com o pH adequado o produto pode não funcionar adequadamente. – Nunca misturar o produto com outra substância. Já houve casos de produtores misturarem com óleo por acreditarem que o produto funcionaria melhor e intoxicarem todos os animais. – Nunca utilizar um local/frasco/bomba costal que tenha sido utilizada com outro produto para colocar o produto que será administrado nos animais. – São frequentes as intoxicações pelo uso de bomba costal que foi utilizada previamente com defensivos agrícolas deixando resíduo na bomba e depois utilizar a mesma para banhar os animais. 

– Banhar os animais sempre nas horas mais frescas do dia e na sombra. Nunca banhar e deixar no sol.

– Após o banho soltar os animais em local que tenha água a vontade para os animais beberem e sombra.  – Obedecer aos períodos de carência para abate e para ingerir o leite de vacas que foram banhadas. O resíduo fica e os produtos são muito fortes, portanto deve-se respeitar o período indicado pelo fabricante.  – Em casos de intoxicação do animal, chamar imediatamente um Médico Veterinário.

– O produtor pode questionar previamente a um Médico veterinário qual produto pode ter à disposição na farmácia veterinária da fazenda para utilizar em caso de ter algum animal intoxicado. Os produtos chamados antagonistas, que agem positivamente na reversão de uma intoxicação e são específicos para o tipo de produto que está sendo utilizado. – Muito cuidado com a intoxicação humana! Também são inúmeros os casos de atendimentos em hospitais de trabalhadores rurais intoxicados. Sempre utilizar EPI (Equipamento de Proteção Individual). 

Mais de 12 animais morreram com hemorragia, causada por uma intoxicação de medicamentos. O erro de manejo na aplicação dos carrapaticidas pode ser fatal.

Fonte: Compre Rural

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itapiranga - SC
Atualizado às 10h08 - Fonte: Climatempo
34°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 37°

32° Sensação
22.3 km/h Vento
23.1% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias