Quinta, 28 de Outubro de 2021 08:07
(55) 99612-5337
Geral Quatro

Quatro municípios do Oeste Catarinense estão em situação de emergência por falta de água

Quatro municípios do Oeste Catarinense estão em situação de emergência por falta de água

24/01/2020 22h23 Atualizada há 2 anos
Por: Redação
Quatro municípios do Oeste Catarinense estão em situação de emergência por falta de água

Nos últimos dias, o sol tem mostrado seu vigor. Com temperaturas altas e baixa umidade do ar, fica difícil para executar muitas atividades. Além disso, a ausência de chuva também acarreta em uma série de mudanças. Uma das que chamam atenção é o abastecimento de água.

Comparado aos anos anteriores, a situação está mais tranquila. Até a semana passada, havia quatro municípios do Oeste catarinense em situação de emergência. Conforme a Coordenadoria Regional da Defesa Civil (Coredec), as cidades são Caxambu do Sul, Guatambu, Planalto Alegre e Saudades.

De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, esses municípios registram dificuldades no abastecimento de água para consumo humano e também para atividades secundárias, como trato a animais e realização de serviços.

Outras cinco cidades estão com dificuldade no abastecimento de água para o consumo humano. Conforme a Defesa Civil, casos ocorrem em Ipuaçu, Jupiá, São Domingos, Xanxerê, e Xaxim.

Segundo Peri, essas cidades enfrentam problemas com instabilidade de abastecimento de água. Há pontos, em comunidades do interior ou bairros, onde os mananciais estão em níveis baixos e que para suprir essa demanda é necessário transportar água de outras localidades.

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), na regional de São Lourenço do Oeste, informa que há dois municípios com dificuldade de abastecimento de água para consumo humano. Tratam-se de Coronel Martins e Jupiá.

O gerente regional da Casan, Elias Buffon, conta que em ambos os casos é realizado translado de água. Caminhões-pipa abastecem em Galvão e despejam nos reservatórios municipais.

Por Felipe Alípio, Jornal Destaque Regional

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias