Manifestantes do MAB-Movimento dos Atingidos por Barragem de Itapiranga, comemoraram nesta sexta-feira o Dia do Rio que por lei foi dia 24. A lei que oficializa o dia do rio teve autoria do deputado estadual padre Pedro Baldissera e aprovado pela cãmara.O evento teve início próximo às 14hrs na praça municipal de Itapiranga com apresentação teatral, pronunciamento de autoridades municipais, estaduais e regionais. Em seguida foi feito o plantio de mudas de árvores e também a soltura de alevinos de peixes no rio Uruguai. Continuando a programação ouve palestra aos presentes sobre a valorização do rio Uruguai que a mais de 30 anos o povo luta contra a construção da barragem. Para o encerramento do ato os protestantes seguiram a caminhada acompanhada do trio elétrico de São Miguel do Oeste pela Avenida Uruguai e pararam enfrente o escritório da Eletrobras/Eletrosul que já funcionava a mais de mês em uma sala comercial para estudo e elaboração do projeto da barragem. Os manifestantes e dirigentes protestaram fechando e lacrando as portas do estabelecimento com fita, fixando faixas e cruzes de madeira por protesto em defesa da Vida e contra a construção da usina Hidrelétrica no Uruguai. Seguiram ainda até o porto da barca, onde aconteceu simbolicamente mais soltura de alevinos no rio e distribuição de sementes, simbolizando Vida e encerrando a grande programação em homenagem ao dia do rio Uruguai.
Estiveram presentes todos os agricultores que serão atingidos por barragens, bem como manifestantes de outras cidades como Pinheirinho do Vale e região, autoridades políticas e religiosas. Conforme o coordenador do MAB Pedro Melchiors, com o apoio de todas essas pessoas, o escritório da Eletrobras/Eletrosul deverá se manter fechado ou haverá um segundo protesto em breve para resolver de vez a situação, impedindo a continuação dos estudos sobre a construção da Usina Hidrelétrica.
O Site Oestemania.Net acompanhou toda a programação, confira as fotos clicando no link fotos na página principal do site
Mín. 17° Máx. 31°