Domingo, 19 de Setembro de 2021 08:22
(55) 99612-5337
Geral Marinha

Marinha assina contrato bilionário que vai reativar a indústria naval em Santa Catarina

Marinha assina contrato bilionário que vai reativar a indústria naval em Santa Catarina

06/03/2020 06h10 Atualizada há 2 anos
Por: Redação
Marinha assina contrato bilionário que vai reativar a indústria naval em Santa Catarina

A Marinha do Brasil assinou nesta quinta-feira (5), no Rio de Janeiro, contrato com o consórcio Águas Azuis para construção de quatro navios militares - projeto que será executado no estaleiro Oceana, em Itajaí, e que promete movimentar toda uma cadeia de serviços no Estado. Os navios representam a retomada da indústria de construção naval em Santa Catarina.

Navios da Marinha construídos em Itajaí vão custar R$ 9 bilhões e terão alto poder de fogo

Durante a cerimônia de assinatura, que ocorreu no Arsenal da Marinha, que fica na Ilha das Cobras, foi confirmado o upgrade no modelo escolhido: licitadas como corvetas, as embarcações serão entregues como fragatas, uma categoria acima. O projeto somará R$ 9,1 bilhões, com tecnologia de ponta e armamento pesado.

Santa Catarina foi premiada com essa escolha - disse o presidente da Federação das Indústrias (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, que participou da cerimônia de assinatura no Rio de Janeiro.

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), também participou do evento. A expectativa é que a construção das fragatas gere até 2 mil empregos diretos em Itajaí, no auge da produção, e 8 mil vagas indiretas de trabalho - o que reaquece um mercado de trabalho atingido em cheio pela crise do petróleo nos últimos anos.

O contrato entre a Marinha do Brasil e o consórcio Águas Azuis vai até 2028, com previsão de entrega da primeira fragata em 2024. Os navios serão usados na proteção da costa brasileira, em operações de busca e salvamento e no atendimento de compromissos internacionais.

O consórcio Águas Azuis é formado por empresas brasileiras e alemãs - Thyssenkrupp Marine System, Atech e Embraer Defesa e Segurança. O projeto prevê transferência de tecnologia, o que também deve credenciar Santa Catarina para projetos futuros.

Fonte: NSC 

(Foto: Divulgação Fiesc)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itapiranga - SC
Atualizado às 08h21 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 35°

23° Sensação
13.4 km/h Vento
63.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 37°

Sol com algumas nuvens
Terça (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias