Segunda, 20 de Setembro de 2021 10:16
(55) 99612-5337
Geral Conheça

Conheça a Lagarta Cachorrinho, que possui espinhos muito venenosos

Conheça a Lagarta Cachorrinho, que possui espinhos muito venenosos

09/03/2020 19h55 Atualizada há 2 anos
Por: Redação
Conheça a Lagarta Cachorrinho, que possui espinhos muito venenosos

A lagarta é venenosa. Trata-se, na verdade, de uma taturana (lagarta urticante) da espécie Podalia orsilochus (Lepidoptera, Megalopygidae).

Espinhos venenosos ocultos no meio dos pelos se rompem, alojando-se na sua pele e liberando veneno no seu sistema. O que se segue não é agradável: muita dor latejante imediatamente ou nos próximos cinco minutos.

Se os espinhos tocarem seu braço, a dor aparece na região da axila. Pontos eritematosos (com cor de sangue) surgem no local em que o espinho penetrou.

E ainda tem os outros sintomas: dor de cabeça, náusea, vômitos, intenso desconforto abdominal, linfadenopatia, linfadenite, e em alguns casos choque ou estresse respiratório. A dor desaparece em uma hora e os pontos somem em um dia, mas se a dose de veneno for maior, os sintomas podem durar 5 dias.

É também conhecida por taturana-ursinho, gatinho ou cachorrinho. O adulto da espécie é uma mariposa de coloração pouco vistosa, dotada de cerdas (pelos) urticantes usadas para defesa contra predadores ou agressores. Em contato com a pele humana, os pelos causam sensação dolorosa semelhante à provocada em queimaduras por substâncias químicas cáusticas ou fogo.

Recomenda-se colocar gelo, o mais rápido possível, na área afetada por 20 minutos ou mais. A aplicação de água em abundância também é alternativa que dá bons resultados. Evite pomadas para queimaduras, pasta de dente, álcool ou amoníaco. Se houver sintomas mais graves, recorra a um médico imediatamente.

Fonte: Revista Globo Rural

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itapiranga - SC
Atualizado às 10h08 - Fonte: Climatempo
34°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 37°

32° Sensação
22.3 km/h Vento
23.1% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias