Quinta, 28 de Outubro de 2021 08:54
(55) 99612-5337
Geral Santa

Santa Catarina está entre os estados menos transparentes do Brasil em relação ao coronavírus

Santa Catarina está entre os estados menos transparentes do Brasil em relação ao coronavírus

10/04/2020 18h18 Atualizada há 2 anos
Por: Redação
Santa Catarina está entre os estados menos transparentes do Brasil em relação ao coronavírus

Santa Catarina é um dos estados brasileiros com pior avaliação em um levantamento sobre a transparência com que os governos informam sobre a situação do coronavírus, feito pela organização Open Knowledge Brasil. SC está em 18º lugar no país, em nível considerado “opaco” de transparência, ou seja, com pouca de clareza nas informações.

O levantamento serve para orientar os governos na busca por mais transparência na divulgação de dados. A Open Knowledge Brasil já fez duas avaliações. A primeira rodada no dia 3 de abril, e a segunda nesta quinta-feira (9).

O método de avaliação leva em conta as informações que cada Estado deixa disponíveis aos cidadãos em seus portais – não considera, por exemplo, as redes sociais. Entre os itens de transparência avaliados estão informações sobre a quantidade de testes disponíveis e aplicados, detalhes sobre a ocupação de leitos no Estado, e status de atendimento dos casos suspeitos ou confirmados de covid-19.

Estado melhorou

Embora Santa Catarina ainda esteja entre as piores avaliações do Brasil, o Estado melhorou 7 pontos na comparação entre os dados coletados no dia 3 e no dia 9 de abril. A Open Knowledge Brasil informou que o governo de SC aprimorou o detalhamento dos releases que são publicados no portal, o que melhorou a nota.

De modo geral, a avaliação dos Estados é ruim no Brasil. De acordo com a organização, 78% ainda não publicam informações suficientes para que o monitoramento da pandemia do novo coronavírus seja devidamente acompanhado pelos cidadãos.

O estado melhor avaliado é Pernambuco, o único considerado com nível alto de transparência. Maranhão, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Ceará têm índice bom. Junto com Santa Catarina, entre os estados com nível opaco de transparência, estão Goiás, Acre, Sergipe, Espírito Santo, Amapá e Pará.

Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da organização, diz que a organização dos dados pode ajudar a enfrentar o coronavírus. "Como o Ministério da Saúde publica dados muito agregados e os estados não observam os mesmos parâmetros de publicação, há muita variação entre os estados. Isso pode prejudicar a comparação e dificultar o planejamento a infraestrutura de saúde necessária para lidar com a crise".

Veja o ranking dos estados

                                                                (Foto: Reprodução, Open Knowledge Brasil)
Fonte: NSC 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias