Segunda, 20 de Setembro de 2021 11:55
(55) 99612-5337
Geral Morre

Morre o cantor e compositor Porca Véia

Morre o cantor e compositor Porca Véia

12/06/2020 15h42 Atualizada há 1 ano
Por: Redação
Morre o cantor e compositor Porca Véia

No início da tarde desta sexta-feira, 12, morreu aos 68 anos, no Hospital Regina, em Novo Hamburgo, vítima de uma parada cardíaca, o gaiteiro, cantor e compositor Porca Véia.

Com insuficiência renal, Porca Véia fazia sessões de hemodiálise três vezes por semana. Fundador do Grupo Cordiona e autor de sucessos como "Lembranças", "De Alma Serrana", "Do Jeito que Deu" e "Gaiteiro Por Demais", o cantor soma em sua trajetória no meio musical 21 CDs e três DVDs gravados, além de dois discos de ouro.

Deixa a esposa Claudinéia Bossardi e quatro filhos, além de uma legião de fãs e amigos.  

 

Biografia

Porca Véia, nome artístico de Élio da Rosa Xavier, foi produtor rural até aos 16 anos, começou sua carreira artística com seis anos de idade por influência da família, onde havia muitos músicos amadores. Fez curso técnico agrícola, quando ganhou o apelido que é hoje seu nome artístico. Participou de muitos festivais e apresentou-se com Kleiton e Kledir nas melhores casas de espetáculo do Brasil, como o Canecão do Rio de Janeiro e no Palace em São Paulo. Foi aluno dos Irmãos Bertussi, que até hoje ele reverencia tocando a música Bertussi nos bailes.

Criou e dirige o grupo musical Cordiona, um grupo de baile fandangueiro. Recebeu vários títulos, como cidadão Honorário, comendador da Brigada Militar, Amigo da Brigada e Destaque Musical. Tem 21 CDs gravados e três DVDS. Ganhou duas vezes o disco de ouro.

Casou-se no dia 28 de agosto de 2009, em Curitibanos, com a catarinense Claudinéia Aparecida Bossardi. Depois de 33 anos nos palcos, Porca Véia anunciou o fim de sua carreira, em 28 de dezembro de 2013, no pavilhão da Festa da Uva, em um grande show com a presença de quase cinco mil pessoas. Contou também com convidados como Renato Borghetti, Yamandu Costa, Daltro Bertussi e Luiz Carlos Borges.

Via O Alto Uruguai

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itapiranga - SC
Atualizado às 11h48 - Fonte: Climatempo
37°
Poucas nuvens

Mín. 28° Máx. 38°

34° Sensação
27.8 km/h Vento
15.1% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias