Sexta, 12 de Junho de 2026
8°C 16°C
São Miguel do Oeste, SC
Publicidade

Vista Gaúcha conquista 5º lugar no Índice Municipal da Educação e puxa avanço da região

Município é referência estadual e, junto com cidades vizinhas, mostra crescimento nos indicadores de qualidade do ensino

Redação1
Por: Redação1 Fonte: Grupo Chirú
02/10/2025 às 13h32
Vista Gaúcha conquista 5º lugar no Índice Municipal da Educação e puxa avanço da região
Foto: Ascom/Vista Gaúcha

Vista Gaúcha voltou a ser destaque na educação do Rio Grande do Sul. O município conquistou a 5ª colocação no Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (IMERS), com média de 83,29 pontos, entre os 497 municípios avaliados. O resultado, divulgado na terça-feira, 30 de setembro, pelo governo do estado, representa um salto de 324 posições em relação ao último levantamento e reafirma a liderança local em políticas públicas para o setor.

O IMERS avalia o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar (SAERS), além da taxa de aprovação do Ensino Fundamental.

Na região, Vista Gaúcha ficou em primeiro lugar entre os 48 municípios de abrangência do Grupo Chiru, consolidando-se como referência em qualidade de ensino. O prefeito Claudemir José Locatelli comemorou o resultado. "Esse índice mostra que o esforço de professores, gestores, famílias e estudantes está transformando a educação pública do município em referência para todo o Estado",  destacou.

Um dos pontos de destaque do município está no alcance de 100% no índice de alfabetização na rede municipal, que mais uma vez coloca a cidade em posição de destaque na educação do Rio Grande do Sul.

O secretário municipal de Educação, Celso José Dal Cero, enfatizou o compromisso com a continuidade do trabalho. “Nosso desafio é dar continuidade a esse trabalho para que Vista Gaúcha siga entre os melhores índices de alfabetização e aprendizagem. Temos um compromisso de oferecer uma educação pública de excelência aos nossos alunos”, destacou.

Região em movimento

Além de Vista Gaúcha, outros municípios da região apresentaram desempenhos expressivos. Palmitinho alcançou a 25ª posição no ranking estadual,  Ametista do Sul ficou em 32º lugar e Pinheirinho do Vale em 33º. Derrubadas (35º) e Dois Irmãos das Missões (45º) e figuram entre os 50 melhores municípios do Rio Grande do Sul.

Tenente Portela obteve a 83ª posição, enquanto Iraí (88º), Rio dos Índios (89º) e Seberi (99º) entraram no ranking entre os 100 primeiros do Estado. Já Frederico Westphalen (408ª), Três Passos (256.º) e Palmeira das Missões (365.º), considerados os três municípios polo da região, registraram queda e figuram no final da fila dentre os 497 municípios gaúchos. 

Lenium - Criar site de notícias