Quarta, 08 de Dezembro de 2021 12:02
(55) 99612-5337
Geral Metsul

Metsul alerta para elevado risco de granizo nos próximos dias

Metsul alerta para elevado risco de granizo nos próximos dias

06/09/2019 06h30 Atualizada há 2 anos
Por: Redação
Metsul alerta para elevado risco de granizo nos próximos dias

O clima no Rio Grande do Sul entra nesta sexta-feira, 6, em um período de instabilidade que deverá vir acompanhado de queda de granizo, o que preocupa especialmente produtores de tabaco e frutas. O alerta foi emitido nesta quinta-feira, 5, pela Metsul Meteorologia.

De acordo com os meteorologistas, o período de instabilidade começa nesta sexta e vai até a metade da próxima semana. “Não se trata de perguntar se ocorrerão tempestades de granizo no Rio Grande do Sul. A questão é onde cairá e com que tamanho”, diz o alerta, frisando que “tais perguntas não podem ser respondidas antecipadamente uma vez que granizo é fenômeno muito localizado”.

A Metsul informa que há risco de granizo já nesta sexta-feira, mas o fenômeno é mais provável no sábado, no domingo e na segunda-feira em diversas regiões, de sul a norte do Estado. “Ante as condições atmosféricas que se prevê, alguns temporais de granizo podem ser fortes a severos, com pedras de gelo de médio a grande”, alertam os meteorologistas.

Entre sexta e sábado uma frente quente vai se organizar sobre o Rio Grande do Sul e este ar quente atuará entre sábado e segunda-feira. Trata-se, na prática, de um importante combustível para tempestades. “Frentes quentes tradicionalmente são pródigas em provocar queda de granizo”, destaca a Metsul, alertando que especialmente as regiões oeste e sul do Estado devem registrar volumes expressivos de chuva.

 

Via PortalGaz

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias