Sábado, 29 de Janeiro de 2022 06:32
(55) 99612-5337
Geral Bezerro

Bezerro nasce com três patas em propriedade rural no RS

Bezerro nasce com três patas em propriedade rural no RS

18/09/2020 14h43 Atualizada há 1 ano
Por: Redação
Bezerro nasce com três patas em propriedade rural no RS

O morador da linha Matias de Bem, no interior de Boa Vista das Missões, Rossolano Galvão de Bem, presenciou um fato curioso em sua propriedade, o nascimento de um bezerro com três patas.

De acordo com o produtor, o animal nasceu na terça-feira, 15, e ele nunca havia presenciado algo parecido. “Foi o primeiro que nasceu assim”, comenta.

Para explicar o fato, o médico-veterinário, doutorando em Patologia Veterinária, Luan Cleber Henker, afirma que a malformação observada no animal chama-se “Amelia”, que de uma alteração congênita do esqueleto caracterizada pela ausência completa de um ou mais membros ao nascimento.

– Essa condição é descrita em humanos e raramente é observada em animais domésticos, como bovinos e equinos. Em pessoas, estudos indicam que o desenvolvimento da Amelia pode estar associado ao consumo de drogas ou medicamentos teratogênicas, como por exemplo a talidomida, uma droga comumente utilizada por gestantes no século XX.

Outros fatores relatados em associação com a malformação em humanos incluem diabetes materna e comprometimento de suporte sanguíneo ao feto, além de mutações autossômicas recessivas. A causa de Amelia em bovinos ainda é pouco compreendida, porém sabe-se que a condição é bastante rara, e acredita-se que pode estar associada com alterações cromossômicas além de exposição a agentes mutagênicos durante o período de gestação – explica Henker.

Por Jornal O alto Uruguai

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias