Segunda, 14 de Junho de 2021 01:47
(55) 99612-5337
Geral Ciclone

Ciclone extratropical marca começo da semana no Litoral Sul

Ciclone extratropical marca começo da semana no Litoral Sul

26/10/2020 10h37 Atualizada há 8 meses
39
Por: Redação
Ciclone extratropical marca começo da semana no Litoral Sul

O começo da semana deve apresentar variação considerável no clima do Rio Grande do Sul. Conforme a Somar Meteorologia, há previsão de chuva isolada para todo o Estado.

Precipitações com mais intensidade são mais prováveis na Fronteira Oeste, ainda que outras áreas possam também registrar pancadas mais fracas.

Já na segunda-feira (26) ocorre a formação de ciclone extratropical, comum no RS.

Esse fenômeno dá origem a uma frente fria que, combinada com instabilidade e transporte de ar quente e úmido que vem da região amazônica, pode intensificar a chuva em todas as regiões.

Contudo, a área mais ao noroeste do estado é onde podem ocorrer volumes mais elevados.

O vento também deve marcar a segunda-feira, com rajadas de até 50km/h em diversos pontos, principalmente na Serra, no Noroeste e no Litoral Norte.

Na terça-feira, há previsão de chuva entre a madrugada e a manhã, principalmente na Serra, no Litoral Norte e na Região Metropolitana.

O dia amanhece chuvoso, mas as precipitações devem perder força durante o dia. Volumes mais fracos são esperados para o nortedo RS. Nas demais áreas, o sol volta a predominar.

A temperatura deve cair na terça-feira, com vento que sopra do quadrante sul e transporta ar mais gelado.

Instituição: Instituto Nacional de Meteorologia

 

Riscos potenciais: INMET publica aviso iniciando em: 25/10/2020 15:00. Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Instruções:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Área afetada:

Aviso para as áreas: Oeste Catarinense, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Litoral Gaúcho, Meio-Oeste Catarinense, Campanha.

Por Litoral Mania

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias