Sábado, 27 de Novembro de 2021 03:01
(55) 99612-5337
Geral Período

Período da piracema determina restrições de pesca no Rio Uruguai

Período da piracema determina restrições de pesca no Rio Uruguai

03/11/2020 09h15 Atualizada há 1 ano
Por: Redação
Período da piracema determina restrições de pesca no Rio Uruguai

Desde o dia 1 de outubro até 31 de janeiro de 2021, está proibida a pesca profissional e amadora, inclusive o pesque e solte com uso de redes, espinhéis e embarcação motorizada, sendo liberado apenas a pesca de subsistência, com o limite de 5 kg de pescado utilizando linha de mão. As restrições na bacia do Rio Uruguai estão elencadas na instrução normativa 193/2008 do Ibama.

Conforme o tenente Paulo César Amaral Monteiro, comandante do 2º Pelotão de Polícia Ambiental de São Luiz Gonzaga, responsável pelo monitoramento de Porto Xavier até São Nicolau, a fiscalização tem sido periódica. Em recente atuação foram retirados do rio (que está com nível baixo e em alguns trechos deixou de ser navegável) 950 metros de rede e 500 metros de espinhéis, o que é considerado um número alto para o período. No dia 24 de outubro, na Operação Hórus, foram apreendidos mais de 50kg de peixe, inclusive da espécie Dourado, que está em extinção.

O pescado foi entregue no Lar do Idoso São Vicente de Paula, após veterinário atestar condições de consumo.

O descumprimento da lei acarreta em sanções nas esferas administrativa, civil e criminal, além da apreensão dos petrechos de pesca.

Fonte: Rádio São Luiz

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias