Quarta, 03 de Março de 2021 11:26
(55) 99612-5337
Geral Volta às aulas

Governo de Santa Catarina libera 100% da capacidade das salas

Volta às aulas em Santa Catarina

16/02/2021 13h41
404
Por: Redação Fonte: NSC Total
Foto: Cristiano Estrela / Secom
Foto: Cristiano Estrela / Secom

Está em vigor o novo decreto da volta às aulas em Santa Catarina. O texto autoriza o retorno das atividades com 100% da capacidade das salas, independentemente do nível de risco da região. Até esta segunda-feira (15) havia uma limitação de 50% para as cidades que estivessem dentro do gravíssimo. Este item foi retirado pelo novo decreto assinado pelo governador Carlos Moisés da Silva.

​Escolas de Blumenau registram seis casos de Covid-19 na volta às aulas​

Por outro lado, o novo texto mantém a exigência do cumprimento das regras de saúde. O artigo 5º do decreto 1003, de 14 de dezembro de 2020, passa a ficar assim: "Nas Regiões de Saúde que apresentem Risco Potencial GRAVÍSSIMO, GRAVE, ALTO ou MODERADO na Avaliação de Risco Potencial à COVID-19, para os estabelecimentos de ensino que possuem o PlanCon-Edu/COVID-19 homologado, as atividades educacionais presenciais estarão autorizadas, devendo ser rigorosamente seguidos todos os cuidados e regramentos sanitários estabelecidos".

O mesmo decreto impõe medidas para que seja evitada a proliferação do coronavírus nas escolas. Cabe aos municípios o cumprimenros das regras, assim como os planos de conteingência a partir do que foi definido pelo Estado.

​SC sabota volta às aulas ao fingir que nada está acontecendo na pandemia de coronavírus​

A volta às aulas na rede estadual de ensino está marcada para esta quinta-feira, dia 18 de fevereiro. Algumas unidades farão um retorno gradual, com parte no ensino remoto e parte presencial.

 

A liberação de 100% da capacidade das salas também estará condicionada à condição dos espaços para que haja distanciamento de 1,5 metro entre um aluno e outro.

 

SC sabota volta às aulas ao fingir que nada está acontecendo na pandemia de coronavírus

Uma nova onda da pandemia de Covid-19 forma-se em Santa Catarina enquanto a campanha de vacinação patina. Mesmo assim, como um prenúncio do que deve ser o Carnaval nas praias, jovens de Blumenau aglomeram-se em festas ao som de música alta. Na vida cotidiana, não fossem máscaras cobrindo rostos aqui e ali, ninguém diria que há uma doença contagiosa séria circulando.

Embora as evidências de risco estejam diante de todos, óbvias, está em curso uma sabotagem da volta às aulas na sociedade catarinense. Como se acreditassem que o vírus é sensível às necessidades educacionais de crianças e adolescentes, população e autoridades fingem que nada está acontecendo do lado de fora das escolas. A oficialização disso é o descarte de novas medidas para conter a transmissão da doença.

Há 19 dias seguidos Blumenau acompanha o surgimento silencioso de uma terceira onda da pandemia. Empinou o gráfico da média móvel de casos nos últimos sete dias, o número de internados em leitos de UTI voltou a crescer e a contagem de vítimas já atingiu 305.

 

No Oeste, desgastou-se a palavra “colapso” para descrever o sistema hospitalar. Pacientes são transferidos a outras regiões porque não há socorro disponível para todos. De Joinville veio a confirmação de que a nova cepa brasileira do vírus, potencialmente mais transmissível, já circula entre os catarinenses. São mais de 3 mil casos novos por dia no Estado.

 

Onze meses e duas ondas mortíferas depois, todo mundo já deveria saber para onde estamos caminhando. Diferente das outras vezes em que os números dispararam, no entanto, agora há milhares de crianças reunindo-se entre quatro paredes cinco vezes por semana. "Deixar o vírus circular", nesse contexto, além de provocar a tragédia já bem conhecida, transformará em voo de galinha o retorno às aulas presenciais.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Itapiranga - SC
Atualizado às 11h09 - Fonte: Climatempo
29°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 30°

30° Sensação
12.9 km/h Vento
53.6% Umidade do ar
90% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (04/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (05/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias