Terça, 18 de Maio de 2021 10:55
(55) 99612-5337
Geral VACINAÇÃO

Entenda como fica vacinação de grávidas contra Covid-19 em SC

Ministério da Saúde publicou nota recomendando vacinação de gestantes com comorbidades, seguindo o Plano de Imunização

22/04/2021 08h31
436
Por: Redação 2 Fonte: ND Mais
Divulgação
Divulgação
Grávidas com comorbidades devem aguardar início da campanha que atenderá o grupo com comorbidades, informou Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) nesta terça-feira (20). O grupo não será tratado de forma individualizada no Plano de Imunização.
Devido ao número de mortes entre o grupo, o Ministério da Saúde emitiu nota técnica recomendando a vacinação. Já gestantes sem comorbidades devem realizar avaliação médica antes de tomar imunizante. Confira a fila de vacinação no final da reportagem.
Elas não terão prioridade por serem gestantes, mas seguirão a fila normalmente, informa a Dive. As mulheres devem se vacinar caso pertençam a grupos prioritários (trabalhadores da saúde, comorbidades, por exemplo) quando chegar a etapa de vacinação dos respectivos grupos.
Quem se enquadrar nos critérios, será vacinado conforme a ordem do PNO (Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação). Gestantes, lactantes e puérperas não devem procurar os serviços de saúde antes da fase de vacinação do grupo no qual estão inseridas, ressalta a Diretoria.
Prefeituras, como Rio de Janeiro (RJ)e Campo Grande (MS), começaram nesta terça-feira (20) o início da vacinação específica de gestantes, seguindo a orientação do Ministério da Saúde.
Grávidas sem comorbidades
O Ministério da Saúde também orienta que a imunização seja oferecida às grávidas sem comorbidades, desde que seja realizada uma avaliação dos riscos e benefícios. Elas devem aguardar o andamento normal da campanha.
“No caso de gestantes sem doenças pré-existentes, mas que façam parte do público-alvo da campanha, a recomendação é que seja realizada avaliação cautelosa junto ao seu médico, principalmente se a mulher exercer alguma atividade que a deixe mais exposta à doença”, informa a nota da Dive.
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias