Terça, 18 de Maio de 2021 10:27
(55) 99612-5337
Destaque SANTA CATARINA

Aos 99 anos, brusquense trabalha há mais de 80 anos na mesma empresa

Walter Orthmann é reconhecido pelo Guinness Book por ser a pessoa com mais tempo de trabalho no mundo

01/05/2021 08h52
716
Por: Redação1 Fonte: ND Mais
Matheus Nunes/NDTV
Matheus Nunes/NDTV

“Um homem único”. O título do livro que conta sua história não poderia refletir melhor quem é Walter Orthmann. O nome pode não lhe ser estranho: o morador de Brusque é recordista mundial na categoria “trabalho”. 

Isso mesmo: trabalho. Ele detém o recorde de mais tempo trabalhando num mesmo local. Esse ano, aos 99 anos, ele completou 83 anos de carteira assinada.

A jornada começou em 17 de janeiro de 1938. Walter tinha apenas 15 anos quando foi contratado como auxiliar de escritório em uma fábrica têxtil tradicional em Brusque.

Naquela época, tudo era diferente: da língua portuguesa (Santa Catarina, por exemplo, se escrevia “Santa Catharina”), e a moeda em que Walter recebia seu salário (começou em Réis, moeda utilizada desde a colonização do Brasil até o começo dos anos 1940, passando por todas as mudanças monetárias até o Real, usada atualmente), até a tecnologia usada por ele no trabalho.

E se engana quem acha que Orthmann não se adaptou às tecnologias. Quem trabalha com ele, já sabe: seu Walter pode ser visto vistoriando tudo, com seu fiel tablet em mãos. Ele também dirige todos os dias para o trabalho, e conta que esse é um dos segredos para tanta longevidade.

Hoje, Walter é gerente comercial, mas passeia por todos os setores. Afinal, há tanto tempo na empresa, não há ninguém que conheça a indústria como ele.

Mesmo aos 99 anos, Walter Orthmann não pensa em aposentadoria. Pelo contrário. “Para não ficar parado, me acostumei a trabalhar”, conta. Segundo ele, vai continuar ali, “até a crista cair”.

Toda a vitalidade e empenho dele servem de inspiração para quem tem a oportunidade de conviver com ele.

“Ele é uma inspiração pra gente”, conta Roberto Sander, gerente de marketing da empresa. “Ele tem sua rotina, chega sempre simpático, não faz distinção de ninguém”.

Geraldo Bianchini, coordenador de faturamento e logística, conta que seu Walter motiva a todos dentro da empresa. “Ele ensina muito a gente, é uma honra”.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias