Segunda, 20 de Setembro de 2021 11:33
(55) 99612-5337
Geral Presidente do Haiti

Presidente do Haiti Jovenel Moïse é assassinado na residência oficial

Jovenel Moïse foi morto durante ataque à sua residência em Porto Príncipe, disse primeiro-ministro, Claude Joseph

07/07/2021 11h42
Por: Redação1 Fonte: BBC BRASIL
Divulgação
Divulgação

O presidente do Haiti, Jovenel Moïse, foi morto em um ataque à sua residência privada, de acordo com um comunicado do primeiro-ministro interino Claude Joseph.

Joseph disse que a residência do presidente em Porto Príncipe foi invadida por homens armados não identificados à 1h hora local (1h do horário de Brasília).

A primeira-dama também teria sido ferida no ataque.

Joseph disse que "todas as medidas foram tomadas para garantir a continuidade do Estado" e pediu à população que mantenha a calma.

Ele classificou o assassinato do presidente de um "ato hediondo, desumano e bárbaro".

Jovenel Moïse, de 53 anos, estava no poder desde fevereiro de 2017, depois que seu antecessor, Michel Martelly, deixou o cargo.

Moïse vinha enfrentando dificuldades em seu mandato, com acusações de corrupção e desafiado por ondas de protestos antigovernamentais frequentemente violentos.

Houve protestos generalizados na capital e em outras cidades no início deste ano, enquanto a população exigia sua renúncia.

A oposição do Haiti alegou que o mandato de cinco anos de Moïse deveria ter terminado em 7 de fevereiro de 2021, cinco anos depois da saída de Martelly.

Moïse, no entanto, insistiu que tinha mais um ano para servir, uma vez que não havia tomado posse até 7 de fevereiro de 2017.

O atraso de um ano foi causado por alegações de fraude eleitoral que acabaram por fazer com que o resultado da eleição de 2015 fosse anulado e novas eleições, realizadas. Moïse venceu o pleito.

Em fevereiro, no dia em que a oposição queria que ele deixasse o poder, Moïse disse ter desmantelado um plano para assassiná-lo e derrubar o governo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itapiranga - SC
Atualizado às 11h28 - Fonte: Climatempo
36°
Poucas nuvens

Mín. 28° Máx. 38°

34° Sensação
26.4 km/h Vento
16.8% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias