Sábado, 04 de Dezembro de 2021 02:13
(55) 99612-5337
Geral Mundo

Aquecimento agravará impacto das fortes emissões vulcânicas

Segundo pesquisa, as colunas de cinzas e de gases emitidas pelas grandes erupções se elevarão cada vez mais na atmosfera

12/08/2021 10h08
Por: Redação1 Fonte: Correio do Povo
Icelandic Coast Guard / AFP / CP
Icelandic Coast Guard / AFP / CP

O aquecimento climático vai piorar as consequências das grandes erupções vulcânicas, amplificando o resfriamento temporário que se segue a esse tipo de evento - alertaram pesquisadores britânicos nesta quinta-feira (12). "As erupções de grande envergadura terão efeitos mais significativos, à medida que o clima continue esquentando", explicaram pesquisadores da Universidade de Cambridge e da Agência Meteorológica Britânica (Met Office), em um comunicado.

Segundo seu estudo, que será publicado na revista Nature Communications, as colunas de cinzas e de gases emitidas pelas grandes erupções vulcânicas se elevarão cada vez mais na atmosfera, e as matérias vulcânicas com elas relacionadas se espalharão mais rapidamente pelo globo.

O efeito combinado destes dois fenômenos bloqueará a chegada do Sol à superfície da Terra, o que "amplificará, consideravelmente, os efeitos do resfriamento temporário" após uma erupção. Trata-se de um aumento de 15%. 

Como exemplo, os pesquisadores mencionam a erupção em 1991 do Monte Pinatubo, localizado nas Filipinas. Sua coluna de fumaça - a segunda maior do século XX - afetou todo planeta, fazendo as temperaturas mundiais caírem em 0,5°C, em 1992.

Em contrapartida, para erupções menos importantes, como as que costumam acontecer todos os anos, o forte aquecimento climático reduziria em 75% os efeitos do resfriamento temporário. De acordo com os pesquisadores, o degelo das calotas polares deve "aumentar a frequência e o tamanho das erupções vulcânicas em lugares como a Islândia".

"A mudança climática não é um fenômeno futuro. Ela já está aqui, como demonstra claramente o relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima) publicado esta semana", alertou a pesquisadora Anja Schmidt, coautora do estudo.

Aquecimento acelerado 

Divulgado nessa segunda-feira, o informe dos especialistas em clima da ONU afirma que o aquecimento global está ocorrendo muito mais rápido do que o previsto. Conforme o documento, os humanos - "indiscutivelmente" responsáveis por este quadro - não têm outra escolha a não ser reduzir drasticamente as emissões de gases causadores do efeito estufa, se quiserem limitar os danos ao planeta.

O estudo também considera "provável" que pelo menos uma grande erupção vulcânica ocorra no século XXI e garante que isso "reduziria as temperaturas durante um a três anos, em particular sobre a superfície terrestre, e alteraria as precipitações extremas".

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias