Domingo, 26 de Setembro de 2021 22:03
(55) 99612-5337
Esportes Atalíbio Magioni

Morador de SC que treinou Nicolas Cage vive no anonimato

O ex-remador Atalíbio Magioni, de 74 anos, vive atualmente no interior de Pinhalzinho, no Oeste do Estado e relembra a vida de atleta e modelo

01/09/2021 09h23 Atualizada há 4 semanas
Por: Redação 2 Fonte: ND Mais
Arquivo Pessoal/Divulgação/ND
Arquivo Pessoal/Divulgação/ND

Os cabelos brancos e as marcas do tempo deixadas na pele de Atalíbio Magioni, de 74 anos, guardam as lembranças da história de um dos maiores remadores olímpicos dos anos 70, no Brasil.

A atual rotina do produtor rural no interior do município de Pinhalzinho, no Oeste de Santa Catarina, em nada se assemelha ao que Magioni viveu em 1976, quando foi às Olímpiadas de Montreal, no Canadá. Foi a partir disso que Magioni conheceu e treinou o ator norte-americano Nicolas Cage.

O ano era 1976 quando o ex-remador Magioni, que é natural de Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul, competiu em Montreal ao lado do remador Wandir Kuntze e do timoneiro Nilton Alonço. Eles garantiram o quarto lugar na final B e a décima colocação geral.

A prova encerrou a carreira de um atleta multicampeão nacional, sulamericano e pan-americano. Após as Olimpíadas, Magioni aceitou um convite para ficar no Canadá.

“Fui convidado, na época, pela primeira ministra do esporte no Canadá para formar uma equipe de remo internacional pelo Canadá. Fiquei na pista Olímpica de Montreal, onde o Airton Sena fazia suas competições e onde foram as Olimpíadas de Montreal, como diretor e treinando os atletas de universidades como a Harvard, nos Estados Unidos da América”, lembra.

Foram dez anos vivendo no Canadá e, na época, Magioni já seguia a carreira de modelo fotográfico, iniciada no Rio de Janeiro, com a participação em alguns comerciais e até mesmo em novelas.  Segundo ele, foram vários os comerciais gravados, no Brasil e no exterior, para grandes empresas, de cerveja, cigarro e aviação.

O encontro com o ator norte-americano

A fama e o trabalho reconhecido com a equipe canadense de remo também abriram as portas para o cinema em Hollywood.  Magioni conta que foi chamado para treinar o ator principal do filme The Boy In Blue, chamado no Brasil de “O Rapaz de Azul” ou “Fúria de Vencer”.  Foram três meses de gravação, com o reconhecido e renomado ator norte-americano Nicolas Cage.

“Ensinei o Nicolas Cage a remar para trás. Quando ele foi remar para frente estava pronto, ficou bem fácil para ele. Porque eu dei a maior dificuldade antes e quando começou a remar para frente foi fácil. Então ele fez um filme de 7,5 milhões de dólares”, conta.

Essa trajetória toda levou Magioni a conhecer mais de 40 países e também a aprender diferentes línguas. “Viajei 45 países, alguns pelo remo. Atualmente falo cinco línguas: inglês, espanhol, francês, italiano e alemão. Agora, crio vacas e aprendi a língua delas também”, comenta bem-humorado.

Aos 74 anos bem longe dos holofotes, atualmente Magioni vive uma vida diferente. Ao lado da esposa,  cria gado de corte no interior de Pinhalzinho. Após um período de tantas aventuras, ele foi estudar, especializou-se em genética de gado, casou-se e a sua vida mudou novamente, segundo ele, após um encontro real com Deus.

MAIS NOTÍCIAS

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itapiranga - SC
Atualizado às 21h48 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 33°

23° Sensação
14 km/h Vento
39.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Terça (28/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias