Quinta, 28 de Outubro de 2021 07:36
(55) 99612-5337
Geral TEMPORAL

Inmet alerta para risco de temporais em parte do RS

Termômetros podem chegar a 30ºC no feriado

09/10/2021 01h57
Por: Redação1 Fonte: Inmet/Notícias na tela
Inmet divulgação
Inmet divulgação
O fim de semana será de chuva na maior parte o Rio Grande do Sul. No sábado (9), o céu fica encoberto em todo o Estado, mas as precipitações aparecem somente nas regiões da Metade Norte, com exceção do Litoral e das regiões Central e Metropolitana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para o risco de temporais, com queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento de até 100 km/h, nas áreas destacadas em laranja (mapa abaixo).
Nessas localidades, podem ocorrer transtornos como interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e estragos em plantações. Esse alerta vai até a manhã do dia seguinte.
De acordo com o Climatempo, os maiores acumulados de chuva no sábado devem ocorrer em Vicente Dutra, Taquaruçu do Sul e Três Arroios, todas no Norte: 40mm (cerca de 25% do volume de chuva esperado para outubro nos municípios).
A temperatura mínima do dia, de 8°C, está prevista para Pedras Altas, no Sul, e São José dos Ausentes, na Serra. Enquanto a máxima será em Lagoa Bonita do Sul, no Vale do Rio Pardo, e Novo Tiradentes, no Norte: 26°C. A variação térmica na Capital fica entre 15°C e 22°C.
No domingo (10), as precipitações se intensificam por todo o território gaúcho.
As instabilidades mais intensas ocorrem no Norte, na Fronteira Oeste, no Noroeste, na Região Central e nas Missões. Essas últimas três regiões registram os maiores acumulados do dia, previstos para Ubiretama, Unistalda e Vitória das Missões, respectivamente: 36mm (cerca de 23% do volume de chuva esperado para o mês nos municípios). Não se descarta a possibilidade de temporais a partir da tarde também nas demais áreas do Estado.
A temperatura não será muito diferente se comparada com a do dia anterior. A mínima, de 9°C, ocorre em São José dos Ausentes, na Serra. Durante a tarde, Alto Feliz, no Vale do Caí, marca 26°C, a máxima do RS. Em Porto Alegre, os termômetros vão de 16°C a 23°C.
Temperatura alta
A tendência, de acordo com os meteorologistas, é de que a chuva continue em todo o Estado na segunda-feira (11). Ainda há risco de temporais, com ventania e possibilidade de queda de granizo. Os maiores acumulados devem ocorrer em cidades do Litoral Norte, como Torres, Imbé e Tramandaí: 36mm(cerca de 27% do volume de chuva esperado para outubro nos municípios). Máxima do dia será de 28°C.
Na terça-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida, os termômetros de cidades do norte do Rio Grande do Sul podem ultrapassar a marca de 30°C.
Veja, abaixo, como deve ficar o tempo na sua região neste fim de semana:
Região Metropolitana: o sábado será de tempo nublado. No domingo, chove a partir da tarde.
Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 15°C e 22°C neste sábado e entre 16°C e 23°C no domingo.
Serra gaúcha: o fim de semana será de tempo instável, com pancadas de chuva ao longo dos dias. Há risco de temporais, com raios, trovoadas, ventania e até queda de granizo. Em Bento Gonçalves, a temperatura pode variar entre 12°C e 19°C neste sábado e entre 13°C e 20°C no domingo.
Litoral Norte: o sábado será de tempo nublado. No domingo, há previsão de pancadas de chuva ao longo do dia. Em Torres, os termômetros variam de 16°C a 19°C neste sábado e entre 17°C e 20°C no domingo.
Litoral Sul: o sábado será de tempo nublado. No domingo, chove a partir da tarde. Em Rio Grande, os termômetros variam entre 14°C e 19°C neste sábado e entre 16°C e 20°C no domingo.
Região Norte: o fim de semana será de tempo instável, com pancadas de chuva ao longo dos dias. Há risco de temporais, com raios, trovoadas, ventania e até queda de granizo. Em Passo Fundo, os termômetros variam de 10°C a 23°C neste sábado e entre 12°C e 27°C no domingo.
Região Noroeste: o fim de semana será de tempo instável, com pancadas de chuva ao longo dos dias. Há risco de temporais, com raios, trovoadas, ventania e até queda de granizo. Em Cruz Alta, os termômetros variam 16°C a 19°C neste sábado e entre 17°C e 18°C no domingo.
Região Sul: o sábado será de tempo nublado. No domingo, chove a partir da tarde. Em Canguçu, os termômetros variam de 10°C a 16°C neste sábado e entre 12°C e 17°C no domingo.
Região Central: o sábado será de tempo nublado. No domingo, há risco de temporais, com raios, trovoadas, ventania e até queda de granizo, desde o início do dia. Em Santa Maria, os termômetros variam de 14°C a 21°C neste sábado e entre 15°C e 21°C no domingo.
Campanha gaúcha: o sábado será de tempo nublado. No domingo, chove a partir da tarde. Em Candiota, os termômetros variam de 12°C a 17°C neste sábado e entre 14°C e 18°C no domingo.
Fronteira Oeste: o sábado será de tempo nublado. No domingo, há risco de temporais, com raios, trovoadas, ventania e até queda de granizo desde o início do dia. Em Uruguaiana, os termômetros variam de 11°C a 22°C neste sábado e entre 14°C e 22°C no domingo.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias