Terça, 19 de Outubro de 2021 19:35
(55) 99612-5337
Geral GOLPE

Dívida falsa faz vítimas caírem em golpe financeiro

Pessoas caem em golpe por ligação que informa sobre falsa dívida

12/10/2021 09h32
Por: Redação1 Fonte: ND Mais
Ilustração
Ilustração
A Associação dos Notários e Registradores de Santa Catarina (Anoreg) está fazendo um alerta à população sobre o ressurgimento de uma tentativa de golpe financeiro chamado de “Golpe do Protesto”.
Segundo a entidade, estelionatários entram em contato com cidadãos se passando por representantes de instituições de crédito ou empresas. Eles avisam sobre uma suposta dívida em aberto e pedem um depósito ou transferência de valor para um acordo – evitando que a pessoa seja protestada.
“Pessoas mal intencionadas se aproveitam desse momento de crise econômica, em que muitos cidadãos têm dívidas, para tentar aplicar fraudes, e isso vem ocorrendo também com a utilização indevida do protesto.”, lamenta o presidente da Anoreg, Renato Martins da Silva.
A existência de protestos no nome de uma pessoa física ou jurídica pode ser consultada de forma eletrônica, gratuitamente. Basta acessar o site www.cartoriosdeprotestosc.com/ e ir na seção “Serviços > Consulta de Protesto”.
As pessoas também podem procurar um tabelião nos cartórios de Notas e Protestos para entender o que é necessário para um protesto ser efetivado e para saber se há um protesto em seu nome.
Se você sabe de alguém que pode estar praticando este golpe, denuncie pelo telefone 181 ou procure a Delegacia de Polícia mais próxima. Se for você a vítima, também procure imediatamente a Polícia Civil ou denuncie online pelo site delegaciavirtual.sc.gov.br.
Dicas para prevenir o golpe
1 – Nunca deposite ou transfira valores antes de checar se são de compras reais que você realizou.
2 – Nunca forneça os seus dados pessoais ou bancários via telefone.
3 – Cheque informações com o Tabelião de Protestos do cartório mais próximo de sua residência
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias