Segunda, 06 de Dezembro de 2021 12:12
(55) 99612-5337
Geral CURITIBA

Curitibana recebe alta do hospital após cirurgia de 12 horas para retirada de tumor de 30 kg

Karina Rodini, de 31 anos, recebeu alta nesta quarta (24) depois de passar por cirurgia no dia 16 deste mês; médico dos EUA viajou a Curitiba para realizar operação. Ela tem neurofibromatose, que não tem cura ou forma de prevenção.

25/11/2021 07h37
Por: Redação1 Fonte: G1
Divulgação
Divulgação

Aos 31 anos, o começo de uma nova vida. Foi na manhã desta quarta-feira (24), quando a curitibana Karina Andressa Rodini recebeu alta hospitalar após realizar uma cirurgia de 12 horas para a retirada de um tumor de cerca de 35 quilos.

Ela tinha pouco menos de dois anos quando descobriu a neurofibromatose, que é um conjunto de doenças genéticas que afetam, mais notadamente, a pele e o sistema neurológico.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a condição se origina de mutações genéticas que resultam em sintomas imprevisíveis. Um dos principais sinais da doença consiste no aparecimento de nódulos e tumores na pele (neurofibromas), de tamanho variável.

No caso de Karina, o maior tumor estava na perna e pesava cerca de 35 quilos.

De acordo com a curitibana, na cirurgia realizada no dia 16 deste mês, foram retirados cerca de 30 quilos de 400 gramas do tumor. Ela perdeu 42 quilos desde então.

A cirurgia foi feita pelo médico Dr. McKay McKinnon, de Chicago, nos Estados Unidos da América (EUA), que é especialista em neurofibromatose, no Hospital Marcelinho Champagnat. Ele fechou momentaneamente a clínica que tem para vir fazer a operação.

“Nós não entendemos todo o mecanismo, mas meu conceito é que podemos cortar a conexão entre o sistema nervoso central e o tumor, fazendo com que o crescimento potencial possa parar”, explica o norte-americano.

Outro desafio para a equipe médica foi a anestesia. Uma vez que a cirurgia tem um longo tempo de duração, aumentam os riscos de complicações pelo comprometimento das funções de alguns órgãos considerados essenciais.

O procedimento contou com cirurgião plástico, geneticista, dermatologista, cardiologista, ortopedista e oftalmologista.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itapiranga - SC
Atualizado às 12h12 - Fonte: Climatempo
31°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 34°

30° Sensação
15.9 km/h Vento
30.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (07/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Quarta (08/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias