Terça, 18 de Janeiro de 2022 02:27
(55) 99612-5337
Destaque NEXAT

Veículo tudo-em-um vence prêmio de inovação em maquinário

Fabricante alemã Nexat aposta em sistema autônomo e “holístico”

11/01/2022 23h30
Por: Redação1 Fonte: Agevolution
Nexat
Nexat

A fabricante alemã Nexat conquistou a medalha de ouro da Agritechnica Innovation 2022 com um modelo “tudo em um” de maquinário agrícola. O modelo gerencia todos os aspectos de uma operação agrícola, incluindo preparação de solo, semeadura, pulverização e colheita.

O sistema Nexat é baseado em um veículo de rede flexível, que trafega pelo campo de forma autônoma e direto pelas linhas da lavoura. Os implementos necessários para cada etapa da produção são instalados por módulos no veículo principal.

A empresa afirma que a troca de módulos pode ser feita por uma pessoa em 10 minutos – com planos para realizar essa etapa automaticamente. O sistema não requer tração adicional para os implementos, que cobrem entre 6 e 24 metros de largura.

Os geradores elétricos são movidos por dois motores diesel independentes de 550 HP, mas o sistema está sendo desenvolvido para alimentar células de combustível de hidrogênio verde.

À medida que cada módulo é montado, seu peso é transferido para o veículo principal. Isso permite que o equipamento seja direcionado com mais precisão e suavidade, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de CO2.

Com três anos de operação em condições reais de produção em fazendas na Europa, a fabricante afirma que o sistema oferece 50% mais energia por até 40% menos consumo.

O equipamento é projetado para ser totalmente autônomo porque tem um alcance constante. A NEXAT afirma que o modelo é capaz de cobrir 95% das lavouras, proporcionando um aumento de produtividade entre 10-20%. Normalmente, as máquinas agrícolas cobrem apenas 60 ou 80% do campo.

A empresa prevê que os agricultores colherão benefícios adicionais, como o desenvolvimento contínuo do solo por meio da produção contínua de matéria orgânica, economia significativa de CO2 e controle da erosão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias