Por volta das 19h deste domingo, a equipe de plantão do Serviço Civil Auxiliar de Bombeiros de Sarandi foi acionada após a constatação de vazamento de amônia na unidade da Aurora Alimentos em Sarandi.
No momento da chegada de um caminhão e uma ambulância do Corpo Bombeiros de Carazinho, o vazamento já havia sido controlado. Não há até o momento informação de pessoas feridas, ou que precisaram de atendimento médico.
A amônia é bastante utilizada nas grandes instalações frigoríficas, pois possui um elevado calor de vaporização. Essa característica torna a amônia ideal para aplicações voltadas à refrigeração, garantindo um excelente desempenho energético, de forma a reduzir os custos de operação.
Além disso, ela é um dos fluidos refrigerantes mais ecológicos, com zero potencial de aquecimento global e zero potencial de deterioração do ozônio.
O vazamento de amônia em locais fechados, que impede sua rápida dissipação, apresenta riscos à saúde e à segurança. Mesmo em baixas concentrações possui um efeito tóxico que afeta as vias respiratórias e os olhos. Dor e irritação são sintomas comuns e, nos casos mais graves, há riscos de morte por asfixia química.
Mín. 19° Máx. 24°