Itapiranga/SC - Terça-feira, 26 de Maio de 2020
www.oestemania.net
Próximos eventos e coberturas fotograficas
Itapiranga/SC
O tempo agora


17 de setembro de 2019

Preço da CNH em SC poderá não diminuir, avalia sindicato das autoescolas

O presidente do Sindemosc, César Stolf, afirma que muitos centros de formação no Estado já praticam valores abaixo da média nacional

A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que estipulou novas regras para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), como a redução no número de horas de aulas práticas, não deve ter um impacto significativo nos valores cobrados pelas autoescolas catarinenses. A avaliação é do presidente Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado de Santa Catarina (Sindemosc), César Stolf. Procurado pela reportagem, o Detran/SC informou que não se manifestaria sobre o assunto.

A principal mudança da resolução, que passou a valer nesta segunda-feira (16), foi diminuir o mínimo de aulas práticas que os centros de condutores têm obrigação de ofertar na categoria B (para carros) de 25 horas/aula para 20 horas/aula. Além disso, a nova regra também diminui o número de aulas práticas obrigatórias durante a noite para a mesma categoria — antes, eram cinco horas noturnas e, a partir de agora, será apenas uma hora.

Quando a medida foi anunciada, havia a expectativa de que as alterações trouxessem economia para quem pretende tirar a CNH. Para o presidente do Sindemosc, no entanto, a mudança em Santa Catarina não virá acompanhada de um reflexo nos valores porque muitas autoescolas do Estado já estão praticando preços abaixo da média nacional.

— Hoje, uma aula de volante, que dura 50 minutos, custa em média entre R$ 40 e R$ 60 em Santa Catarina. Por isso, acredito que não há condições para diminuir os preços, pois este valor já é menor do que o que é praticado no restante do país — comenta César Stolf.

Ainda segundo o presidente do Sindemosc, a diminuição no número de horas obrigatórias pode, inclusive, resultar em um aumento do valor das horas/aulas.

— Como os empresários já estão cobrando um valor abaixo, a diminuição da carga horária pode obrigá-los a ter que aumentar o preço da hora/aula para compensar a perda — ressalta.

César Stolf também comenta que o Estado conta, atualmente, com aproximadamente 500 autoescolas. Entre 1º de janeiro e 16 de setembro, 74,8 mil pessoas receberam a primeira carteira de motorista em Santa Catarina, 4,2 mil somente em Florianópolis.

Novas regras a partir desta segunda-feira

As novas regras para quem pretende tirar a carteira de habilitação ou fazer a adição de categoria passam a valer a partir desta segunda-feira (16), conforme a Resolução nº 778/2019 do Contran.

Entre as principais mudanças, estão a redução do número de aulas práticas, uso facultativo do simulador, inclusão de aula noturna para obtenção da CNH para motocicletas (categoria A) e condições especiais referentes à autorização para conduzir ciclomotor (ACC). Todas as alterações também incluem os alunos que já tiverem iniciado o processo de formação.

“Formação hoje é uma fábrica de pregos tortos”

Em entrevista à Rádio CBN no começo do mês, a especialista em trânsito e formação de condutores Márcia Pontes avaliou que medidas que diminuem o rigor nas leis “são um pacote contra a vida e contra a segurança”. Ela criticou a iniciativa de diminuir a carga horária na formação.

— Desde 2008, eu sou professora de condutas preventivas no trânsito, lido diariamente com pessoas que acabam de sair da autoescola. O processo de formação de condutor hoje no Brasil é uma fábrica de pregos tortos, não tem atenção pedagógica (…) Preparação é tudo. Se você não preparar bem os motoristas, a gente vai ter um número cada vez maior de acidentes, de gravidade das lesões e de mortes num país que já tem mais de 50 mil mortos por ano — declarou.

Fonte: NSC

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

voltar

Últimos vídeos

SECA NO RIO URUGUAI

CAMINHO NUNCA VISTO ANTES.A MAIOR ESTIAGEM REGISTRADA.

Posted by Portal Oeste Mania on Thursday, May 21, 2020

NUNCA VI ISSO

NUNCA VI ISSOEM ITAPIRANGA SC…Família BaumgartenParticipação do Técnico em agropecuária Fábio Luis Griebeler

Posted by Portal Oeste Mania on Sunday, May 17, 2020

Propriedade registra oito vezes ...

Aula de cobra Cascavel

Essa você viu?Aula de cobra Cascavel…Imagem Ideal Mídia Juara

Posted by Portal Oeste Mania on Tuesday, April 28, 2020

Aula de cobra Cascavel

NUNCA VI ALGO ASSIM

NUNCA VI ANTES

Posted by Portal Oeste Mania on Tuesday, April 14, 2020

ANIMAIS SELVAGENS

Temporal e alagamentos

Classificados

Ford Ka SE 1.5 SD 2018 na Francar Itapiranga

Ford Ka SE 1.5 SD 2018 na Francar Itapiranga

carros
Nissan Tiida 18S Flex 2009 na Francar Itapiranga

Nissan Tiida 18S Flex 2009 na Francar Itapiranga

© Copyright 2019