Itapiranga/SC - Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019
www.oestemania.net


11 de setembro de 2019

Vídeo: Prefeitura de Ibirubá investiga existência de suposto túnel usado por nazistas na cidade

A Prefeitura de Ibirubá, cidade de cerca de 20 mil habitantes localizada no Nordeste do Rio Grande do Sul, a quase 300 quilômetros de Porto Alegre, pretende investigar uma suspeita histórica: a de que, no subsolo do Centro da cidade, haveria um túnel supostamente utilizado como rota de fuga por nazistas na Segunda Guerra Mundial.

O prefeito da cidade, Abel Grave (PRB), planeja fazer perfurações para tentar localizar a estrutura, mas ainda não tem data prevista para isso. A intervenção seria feita com recursos próprios e com as equipes da prefeitura.

“Temos buscado a prudência na ação”, diz o prefeito. Caso nada seja localizado, a prefeitura pretende fechar a escavação no mesmo dia, para evitar transtornos.

Se a existência do túnel for confirmada, o prefeito diz que tem intenção de contatar o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e outros órgãos de apoio ao patrimônio público para idealizar um espaço turístico no túnel.

“Para recuperar essa história, que de repente em algum momento ficou obscura, mas é a história do nosso município que será desvendada”, afirma Abel.

Conforme pesquisas, reportagens antigas e a crença popular de moradores, o suposto túnel está na região central da cidade, com ramais que totalizariam cerca de dois quilômetros de extensão.

Teria sido construído por moradores descendentes de imigrantes alemães. Serviria para contrabando e para passagem de colaboradores de Adolf Hitler na América Latina.

Estudo de geologia

Um grupo de geólogos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) estudou o local e detectou a existência de “duas anomalias côncavas” no subsolo. Os pesquisadores, no entanto, assinalam a possibilidade de fenômenos se originarem por outros motivos, que não o túnel.

“Desta forma, o significado de tais anomalias somente pode ser conhecido através de dados diretos, os quais permitirão indicar se estão relacionadas a mudanças antrópicas produzidas no subsolo ou a feições geológicas”, narra o relatório.

Quatro pontos por onde supostamente o túnel passa, no cruzamento entre as ruas Flores da Cunha e Getúlio Vargas, foram sinalizados após os estudos dos geólogos.

Para quem acompanha a história, isso pode ser um sinal que confirma a presença do túnel.

AVISO: VÍDEO DA PAREDE SUBTERRÂNEA Atendendo a inúmeros pedidos de apoiadores, e também como prova aos incrédulos, estou publicando o vídeo da estrutura subterrânea encontrada, durante a segunda perfuração, no cruzamento das ruas Flores da Cunha e Getúlio Vargas.A broca raspou na parede da estrutura, a cerca de 4 metros de profundidade, mas como já citei em publicações anteriores, infelizmente fomos impedidos de abri-la naquele momento. Conversei com funcionários da Oi, Corsan e operadores de máquinas aposentados que conhecem e trabalharam nas redes de água, esgoto e telefone daquele local, que garantiram que não foi realizado nenhum trabalho naquela profundidade, tudo era feito entre 1 e 2 metros.Vale lembrar que a operação pretendia perfurar as quatro marcações sinalizadas com spray pelos geólogos da UFRGS, numa extensão de aproximadamente 150 metros. Foi tudo bem organizado, juntamente com o arqueólogo Sr. André Soares (UFSM), voluntários e equipes da Oi, Corsan e Departamento Municipal de Trânsito.Estou sendo contatado e recebendo apoio de grandes veículos de comunicação e até mesmo de entidades internacionais, interessadas em adotar a pesquisa histórica dos túneis, que também lamentaram o ocorrido e a ignorância e prepotência de alguns cidadãos e de "comunicadores" de uma rádio local.Em recente reunião com o prefeito Abel Grave, o mesmo garantiu que os trabalhos seguirão até se elucidar a história definitivamente, e assim podermos explorar turisticamente os túneis encontrados. Em breve, mais informações…

Posted by Clóvis Messerschmidt on Wednesday, September 4, 2019

Pesquisa do caso

Duas perfurações foram feitas em 28 de agosto deste ano por uma empresa contratada com recursos privados. Uma delas não apontou nada de anormal. Mas na outra, uma parede de concreto, a cerca de quatro metros abaixo do nível do solo, foi detectada.

Jornalista e morador da cidade, Clóvis Messerschmidt coordenou as escavações. Ele pesquisa a história e colhe depoimentos há alguns anos.

Clóvis diz que não encontrou, até o momento, documentos oficiais na cidade que comprovem a versão. Mesmo assim, diante das histórias reveladas por moradores, acredita ter chegado na conclusão de que o local era utilizado para que nazistas fugissem ou enviassem contrabando rumo a países da América Latina,

“A construção dos túneis começou bem antes da Segunda Guerra Mundial, quando famílias da região construíram abrigos para se proteger dos bandoleiros que saqueavam casas e sítios na região”, conta.

Testemunhas oculares, inclusive um dos homens que afirma ter participado da construção do túnel, que hoje tem 90 anos, foram ouvidas por Clóvis, e confirmaram a história.

“Consegui também o testemunho de uma ex-enfermeira que confessou que conheceu três ramais de túneis, afirmando convictamente que eram ligados ao nazismo, para esconder contrabandos e alemães importantes”, diz o jornalista.

Por G1 RS

Deixe seu comentário

voltar

Últimos vídeos

Temporal de granizo em Guarapuava

Temporal de granizo nesta quarta-feira em Guarapuava mudou o cenário da cidade

Posted by Portal Oeste Mania on Wednesday, September 18, 2019

Vídeo de Garoto com 5 anos viralizou na internet

Vídeo do gauchinho Enzo, guri de fundamento com apenas 5 anos, alcançou um milhão de visualizações, canta e encanta internautas em todo o Brasil

Posted by Portal Oeste Mania on Tuesday, September 17, 2019

Enzo, guri de fundamento com ape...

Conheça o Padre da Diocese de Chapecó e Seminaristas da nossa região

Conheça os Seminaristas e futuros Padres da nossa região, na Diocese de Chapecó.O mundo precisa de mais pessoas assim.Imagens da celebração cedidas por Leo Filmagens.

Posted by Portal Oeste Mania on Tuesday, September 17, 2019

Seminaristas da Diocese de Chape...

Vagões de trem

Descubra quantos, nunca viEm Bento GonçalvesImagens Emanoel Portela

Posted by Portal Oeste Mania on Sunday, June 23, 2019

Vídeo mais visto nos últimos tem...

Posted by Portal Oeste Mania on Tuesday, September 10, 2019

Travessia do Rio Uruguai com dua...
© Copyright 2019